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O PDO (Programa de Desenvolvimento Organizacional) tem por objetivo elevar os resultados, o nível de competências, o engajamento e a satisfação dos colaboradores do Grupo. Para isso, conta com um programa de desenvolvimento da liderança, disponibiliza indicadores de gestão de pessoas, implementa práticas de gestão de pessoas e fortalece a função da área de Recursos Humanos, o monitoramento de clima e o engajamento.

Resultados esperados

  • Modelo de Gestão por Competências implementado e reconhecido por todos os colaboradores.

  • Liderança desenvolvida e preparada para aplicar princípios, políticas e ferramentas de gestão de pessoas que melhorem resultados, competências e engajamento dos colaboradores.

  • Equipe de RH apoiada para conduzir o processo de transformação.

  • Processo de Gestão de Clima estruturado e implantado.

  • Mapa de Indicadores de Gestão de Pessoas estabelecidos (Dashboard).

  • Colaboradores cientes do que é esperado em termos de resultados e de comportamentos.

Liderança

  • Modelo de Competências incluindo competências essenciais, de liderança, corporativo, assistencial, comum a todos (exceto lideranças).

  • Programa de Desenvolvimento de Líderes.

  • Avaliação 360º: estruturação, aplicação e análise.

  • Gestão de Talentos: mapa de talentos e sucessão.

Práticas de Gestão de Pessoas

  • Desenho e apoio à aplicação do processo e das Políticas de Gestão de Desempenho.

  • Definição das competências técnicas e indicadores de desempenho.

Dashboard de Indicadores de Gestão de Pessoas

  • Indicadores de Gestão de Pessoas definidos.

  • Apoio à Função RH e à liderança na análise e no encaminhamento de ações com base nos indicadores.

Fortalecimento da Função RH

  • Advisoring para a equipe de RH por meio de reuniões estruturadas e periódicas, com foco na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades específicas, predefinidas e acordadas.

Monitoramento do Engajamento e Satisfação

  • Processo de Gestão do Engajamento via fóruns, indicadores e ferramentas (pesquisas pontuais).

  • Apoio ao processo de Gestão de Clima.

Gestão do Processo de Mudança

  • Objetivos e metas do processo.
  • Plano de Comunicação.
  • Processo de Gestão da Mudança: responsabilidades, indicadores e fóruns de acompanhamento.
  • Apoio à gestão do processo.