Relatórios 2015

Resultado Geral por Tema - GNDI

Conheça os principais resultados da 1ª Pesquisa de Clima Organizacional do Grupo NotreDame Intermédica, realizada em 2015. O primeiro gráfico apresenta o resultado geral dos dez temas abordados pelo levantamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comparativo GNDI X Você S.A. 2015

O segundo gráfico traz a comparação do Índice de Felicidade Total (IFT) dos colaboradores do GNDI e da média apresentada pelas empresas de saúde, entre 150 companhias pesquisadas pela revista Você S/A (2015).

Conclusões

Principais apontamentos

  • A baixa adesão à pesquisa deveu-se a uma comunicação insuficiente/ineficaz, além da ausência de esclarecimento por parte dos gestores, dificuldade de acessar o e-mail pessoal, para onde foi enviado o link da pesquisa, receio de se expor ideias e descrédito em possíveis mudanças decorrentes da pesquisa por experiências ruins no passado;

  • Acredita-se também que o processo de comunicação da Missão, Visão e Valores foi abaixo do necessário;

  • Sobre os líderes, foi indicado que há dificuldades no relacionamento com equipes, e que nem sempre eles assumem processos-chave de gestão, como comunicação e feedback;

  • Ausência de padrão no processo de recrutamento interno, o que leva a uma desconfiança no processo;

  • Novos gestores adotam posturas diferentes, com mais atenção e tempo para as equipes;

  • As áreas possuem modelo de gestão bastante distintos, sem padrão (várias empresas em uma só);

  • O GNDI forma bons profissionais, mas perde muito deles para o mercado;

  • O processo de mudança da empresa para um grupo de saúde é claramente percebido e identificado como algo melhor.

Principais pontos que sustentam o orgulho em fazer parte do GNDI

  • Seriedade e compromisso (benefícios e pagamentos sempre em dia);

  • Crescimento da empresa e dos resultados (solidez financeira);

  • Cuidado com a vida humana (paixão pelo que faz);

  • Mudanças em andamento (esperança);

  • Especializações (ONA) e ficar entre as melhores empresas do mercado;

  • Reconhecimento da nova marca e da empresa (investimento em mídia);

  • Autonomia para exercer a função;

  • Ambiente de companheirismo;

  • Oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional.

Plano de ação após resultados da Pesquisa de Clima

  • Desenvolvimento de nova política de Recrutamento e Seleção (dez/2015);

  • Criação de campanhas contínuas para disseminar a Missão, a Visão e os Valores do GNDI (janeiro/2016)

  • Implantação de um padrão de reuniões para toda a Organização (fevereiro/2016);

  • Incorporação dos resultados ao PDO (imediato).

Aproveite a oportunidade

A pesquisa de clima é um canal aberto para você se manifestar a respeito da empresa, de forma totalmente sigilosa. Se você for convidado para participar, aproveite a oportunidade!

Os resultados do levantamento geram ações que revertem em benefícios para os colaboradores e para todo o Grupo.

Planejamento estratégico

A gestão do clima organizacional faz parte do planejamento estratégico do Grupo NotreDame Intermédica. A satisfação dos colaboradores e o orgulho de pertencer ao GNDI são fundamentais para o crescimento da empresa.

A pesquisa de clima aponta os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da companhia, contribuindo tanto para o ambiente interno quanto para reforçar a estratégia do Grupo do mercado.