Por que falar de Qualidade?
No GNDI, a Qualidade é uma das áreas que compõem a diretoria de Recursos Humanos, sendo responsável por fazer gestão e elaboração de políticas e diretrizes corporativas de segurança, além de elaborar e ministrar treinamentos sobre o tema e orientar as Unidades para receber visitas oficiais de certificação.
O propósito da Qualidade é garantir a Segurança do Paciente. Por isso, buscamos, diariamente, uma maneira para que todos tenham a assistência necessária, no tempo e local adequado, por profissionais habilitados e livre de danos desnecessários relacionados à assistência à saúde.
Encontro com a Qualidade
O Papel dos Gestores em Saúde na Acreditação ONA
Dia(s)
Hora(s)
Minuto(s)
Segundo(s)
Data: 20/05/2022
Horário: 11h
Faça a sua inscrição através do e-mail patricia.doliveira@intermedica.com.br
Ferramentas da Qualidade
As ferramentas da Qualidade permitem estruturar e analisar dados, investigar e tratar eventos, planejar ações de melhoria para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho, de forma organizada e documentada.
Faça o download dos arquivos abaixo e utilize as melhores ferramentas para desenvolver o seu trabalho:
Encontro com a Qualidade
O Encontro com a Qualidade é a sua oportunidade semanal de se informar sobre temas relacionados a Qualidade e Segurança.
No ano de 2021, foram 27 aulas, 24 convidados especiais e mais de 7900 colaboradores participantes.
Fale com a Qualidade
Você tem alguma sugestão, dúvida ou ideia sobre Qualidade para a sua Unidade?
Agora, através do Seu Espaço, você tem um canal oficial e direto com a Qualidade
PodCasts
Iniciativas da Qualidade
Dicas de Gerenciamento de Risco
Saiba mais, confira algumas dicas de gerenciamento de risco e coloque em prática no seu dia a dia!
5S
Eliminar o que não é útil separando o necessário do desnecessário e descartando o que for supérfluo.
Seiton (整頓) - OrganizaçãoOrganizar o ambiente de trabalho arrumando as coisas nos seus lugares adequados para uso.
Seisō (清掃) - LimpezaCuidar da limpeza e higiene do ambiente de trabalho.
Seiketsu (清潔) - PadronizaçãoElaborar padrões e procedimentos a serem seguidos em relação ao que é definido nos 3S anteriores (utilização, organização e limpeza).
Shitsuke (躾) - DisciplinaIncorporar no dia a dia os padrões e procedimentos definidos se comprometendo em manter os sensos na rotina de trabalho.
Acolhimento
Ofereça ajuda aos pacientes e famílias, pratique o acolhimento com seus colegas de trabalho, pacientes e familiares. Utilize uma abordagem humanizada e resolutiva, encaminhe para os locais e serviços corretos, organize o fluxo de pacientes, aprenda a ouvir e a reconhecer as necessidades de cada um.
Notificação de evento
Cuidado
Você sabe a importância do rótulo nos produtos?
Sempre leia com atenção o rótulo do que irá utilizar para evitar a troca de itens, utilização de doses erradas ou de itens vencidos. Tanto em casa como no trabalho, mantenha os produtos com o rótulo original de fábrica. Embalagens dos produtos, alimentos e medicamentos constam informações relevantes como data de validade, lote, composição e concentração do produto.
Atenção aos produtos químicos, quimioterápicos e outros manipulados. Estas soluções só podem ser manipuladas em local adequado, por profissionais treinados e autorizados.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
As metas internacionais de segurança do paciente envolvem estudos, práticas e ações promovidos pelas instituições de saúde para diminuir ou eliminar os riscos. Confira as 6 metas internacionais:

Meta 1
Identificar corretamente o paciente
Objetivo: identificar corretamente e com segurança o paciente, como a pessoa a qual se destina o serviço prestado e/ou procedimento que será realizado. As falhas de identificação de pacientes podem levar a consequências graves, como: medicamentos errados ou até mesmo a realização de cirurgias em paciente errados.
Meta 1
Como atender a essa meta?
É necessário confirmar o NOME COMPLETO (sem abreviatura) e DATA DE NASCIMENTO do paciente, a cada procedimento, antes de se administrar medicamentos, hemoderivados e antes da coleta de exames, entre outros.

Meta 2
Melhorar a comunicação entre os profissionais
Objetivo: desenvolver uma abordagem para melhorar a comunicação entre os profissionais, com uma comunicação clara, completa, efetiva, precisa e que seja compreendida pelo receptor.
Meta 2
Como atender a essa meta?
- Ao transferir o paciente de uma unidade para outra, conferir se o preenchimento do formulário está correto;
- O prontuário é a maior ferramenta de comunicação entre profissionais da saúde. Por isso é importante manter as informações sempre atualizadas, com letra legível e registradas no local correto;
- Ao realizar a passagem de plantão pela metodologia SBAR com as informações relevantes sobre os pacientes;
- Ao receber resultados de exames críticos por telefone, escrever o que ouviu, ler de volta as informações anotadas para quem as transmitiu e solicitar a confirmação. Somente após isso anotar as informações no prontuário do paciente.

Meta 3
Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
Objetivo: desenvolver e implementar estratégias e mecanismos que promovam a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos no processo de utilização de Medicamentos de Alto Risco, pois pode provocar danos significativos nos pacientes quando ocorre falha na utilização.
O GNDI tem um protocolo diferenciado para as drogas de alto risco, desde a compra até o acompanhamento do paciente pós administração.
Meta 3
Como atender a essa meta?
- Nos setores da farmácia os medicamentos de alto risco são armazenados em locais de acesso restritos e em recipientes específicos com embalagens diferenciadas (etiqueta vermelha e involucro vermelho);
- Em setores assistenciais devem ser armazenados em gavetas com chave sob a guarda do enfermeiro da unidade;
- Deve ser realizado a dupla verificação da medicação (dupla checagem) antes da administração com a intenção de reduzir o potencial de dano para o paciente;
- Realizar treinamentos, cartazes, protocolos, e orientações com informações a respeito de dose, preparo/diluição, estabilidade/conservação, velocidade de infusão, situações que existem atenção especial, via especial, via de acesso e precauções destes medicamentos;
- Disponibilizar a relação dos medicamentos de alto risco nas unidades assistenciais;

Meta 4
Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto
Objetivo: aperfeiçoar a comunicação entre os profissionais envolvidos no processo, assegurar a inclusão do paciente na marcação do local da intervenção, garantir cirurgias e procedimentos invasivos no local correto e no paciente correto.
Meta 4
Como atender a essa meta?
- Garantir avaliação anestésica e a implantação integral do programa de cirurgia e parto seguro;
- Realizar a identificação correta - conferir o nome completo e data de nascimento com o próprio paciente, com os dados da pulseira e do prontuário;
- Garantir o local de intervenção correta. Se possível, marcar o local da intervenção cirúrgica com o paciente acordado e fora da sala de operação, deve ser realizada pelo profissional que fará o procedimento e ser visível mesmo após o paciente preparado e coberto;
- Cumprir a pausa ou time out que visa confirmar antes da cirurgia, se o local de intervenção, o procedimento e o paciente são os corretos e se todos os documentos e equipamentos necessários estão disponíveis e funcionando. Essa pausa, envolve toda a equipe cirúrgica e deve ser documentada no Checklist.

Meta 5
Higiene das mãos para evitar infecções
Objetivo: promover a prevenção e controle das infecções em todas as unidades de atendimento, por meio de um programa efetivo, com ênfase na importância da prática da higienização das mãos.
Meta 5
Como atender a essa meta?
- Normatizar instruções técnicas para higienização das mãos;
- Realizar melhoria estrutural das condições para higienização das mão (presença de lavatórios, insumos necessários e orientação visual);
- Orientações, treinamentos, campanhas anuais, estudos observacionais, divulgação das normas, instruções técnicas e jogos interativos para profissionais, pacientes e acompanhantes.

Meta 6
Reduzir o risco de queda e lesão por pressão
Objetivo: elaborar, implementar e monitorar ações preventivas para reduzir lesões decorrentes de quedas.
As quedas e lesões por pressão no ambiente hospitalar são responsáveis por diversos danos aos pacientes. Devemos conhecer o perfil do Braden e o perfil dos pacientes com risco de queda da unidade para promover ações para evitar danos.
Meta 6
Como atender a essa meta?
- Avaliar o risco de queda em todos os pacientes, reavaliando sempre que houver alterações clínicas e descrever em prontuário o nível do risco e ações realizadas;
- Avaliar o risco de lesão por pressão através do escore de Braden, reavaliando a cada 24 horas e descrever em prontuário o nível do risco e ações realizadas;
- Implementar medidas para minimizar o risco de quedas e lesões por pressão conforme Protocolo de prevenção de queda e protocolo de prevenção de lesão de pele GNDI.
ROPs
ROPs (Required Organizational Practices) é a abreviação de "Práticas Organizacionais Obrigatórias" Elas elencam os fatores essenciais para melhorar a qualidade das atividades e a segurança da assistência, portanto, todos devem conhecer e cumprir as ROPs em nossos hospitais.
Certificação da Qualidade
Galeria de Fotos
ISO
O que é ISO?
A sigla ISO significa International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, em português.
A ISO é uma organização internacional independente, não governamental, com 165 membros de organismos nacionais de padrões, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.
Seu propósito é desenvolver e promover normas ou padrões internacionais que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. No Brasil, o órgão representante da ISO é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A ISO 9000 (9000,9001,9004) é um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral (produtos e serviços), qualquer que seja o tipo (pública ou privada) ou dimensão.
A Norma "NBR ISO 9001:2015 Sistema de gestão da qualidade - Requisitos" é um documento disponível nos órgãos representantes em cada país.
A ISO não fornece certificação ou avaliação de conformidade. Para isto, existem os organismos de certificação externos aprovados pelo Inmetro.
Benefícios da Certificação:
- Ênfase no engajamento da liderança;
- Análise de riscos e oportunidades de maneira estruturada;
- Confiabilidade;
- Cumprimento de requisitos estatutários e legais;
- Qualidade e produtividade;
- Planejamento e controle em todos os níveis;
- Qualificação profissional;
- Diferencial competitivo;
- Novos negócios (alguns setores e clientes necessitam de fornecedores com Sistema de Gestão da Qualidade certificados pela NBR ISO 9001).
Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que funciona como uma engrenagem para atender à Política da Qualidade e os objetivos da empresa, tornando a qualidade visível nos produtos e serviços em atendimento às expectativas de clientes.
A ABNT publicou no dia 30 de setembro de 2015 a Norma Técnica ABNT NBR ISO 9001:2015 - Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos.
Esta norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização:
a) necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis,
b) visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.
A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.
A implementação da ISO 9001, nada mais é do que adaptar todos os processos de uma organização de uma maneira global a uma abordagem no ciclo de Deming, mais conhecido como Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act).
Essa abordagem incentiva, inicialmente, a organização a planejar o que será realizado e, posteriormente, verificar o que realmente foi realizado, gerando, a partir disso, um comparativo, que será fundamental para melhorar o sistema.
Você sabe quais são as áreas do GNDI certificadas ISO 9001?
Área | Escopo |
Interodonto | Gestão de planos odontológicos. |
Internações e Central de Atendimento de Urgência | Processos relacionados à gestão de regulação eletiva, regulação de urgência e regulação de OPME, realizados na sede em São Paulo. |
Técnica Regulatório e Ouvidoria | Processos de Ouvidoria, Processos de tratativa de Notificação de Intermediação Preliminar - NIP e de Auto de Infração, Processos administrativos da ANS: registro de produtos e alteração de rede hospitalar. |
Acreditação da Operadora - RN 452 da ANS
O que é?
A Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o novo Programa de Acreditação de Operadoras em 25 de março de 2020. Trata-se de uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde, cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.
Os critérios para esta acreditação estão estabelecidos na Resolução Normativa - RN 452, de 09 de março de 2020.
O novo Programa de Acreditação de Operadoras traz como novidade alguns incentivos regulatórios, como bonificação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS, correspondente ao nível de acreditação atingido, e redução pelas operadoras das garantias financeiras (redução da margem de solvência até 2022 e redução dos fatores de capital regulatório a partir de janeiro de 2023).
Outro item de destaque no novo Programa é que as operadoras exclusivamente odontológicas agora também poderão receber o selo de qualidade.
Quais as vantagens desta acreditação?
A acreditação garante um diferencial para concorrência no mercado, com possibilidade de racionalização de processos, de custos e aumento da confiança dos stakeholders, pois evidencia competência técnica.
Além disso, podemos elencar vários benefícios para a operadora e para os agentes envolvidos no Sistema de Gestão da Operadora:
- Maior sustentabilidade econômico-financeira;
- Revisão e melhoria dos processos operacionais, tratamento dos riscos, redução dos custos da não qualidade e dos desperdícios;
- Implementação do Programa de Melhoria da Qualidade com adoção de indicadores de qualidade;
- Maior conhecimento dos prestadores de serviços da rede credenciada;
- Avaliação da qualidade da assistência prestada aos beneficiários;
- Implementação de ferramentas de gestão e práticas consolidadas de governança, controles internos e gestão de risco;
- Preparação para a RN 443, que será obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2023;
- Avaliação integrada de vários sistemas com visão holística da operadora;
- Mudança de cultura organizacional.
Níveis de Certificação
As operadoras poderão ser acreditadas em três níveis, a depender do desempenho obtido.
Dimensões do Programa
O novo Programa envolve quatro dimensões: Gestão Organizacional, Gestão da Rede Prestadora, Gestão em Saúde e Experiência do Beneficiário, abrangendo 21 requisitos e 168 itens de verificação.
Essas dimensões abarcam todo o escopo de uma operadora. Destaca-se a criação da dimensão Gestão Organizacional, que estimula a adesão das operadoras às boas práticas na área de gestão, o que pode levar a maior sustentabilidade e à melhoria da qualidade na prestação de serviços ao beneficiário.
A Alta Direção está empenhada em obter a Acreditação da Operadora. Essa acreditação está alinhada com vários projetos já existentes no GNDI, como por exemplo, o Projeto Optimus. Também está alinhada com os princípios estratégicos de Sustentabilidade, Assistência, Qualidade, Inovação e Pessoas.
A Diretoria Executiva Técnica está patrocinando esse projeto em parceria com a Qualidade Corporativa da Diretoria de Recursos Humanos.
O time da Qualidade, juntamente com o Regulatório, está conduzindo os trabalhos junto a todas as áreas envolvidas e, em breve, passaremos por uma Auditoria de Diagnóstico para identificar nosso grau de aderência à RN 452. A partir desse resultado, será elaborado um planejamento de ações a serem implantadas na Operadora.
Vamos juntos, rumo a novos desafios!