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Qualidade

Por que falar de Qualidade?

No GNDI, a Qualidade é uma das áreas que compõem a diretoria de Recursos Humanos, sendo responsável por fazer gestão e elaboração de políticas e diretrizes corporativas de segurança, além de elaborar e ministrar treinamentos sobre o tema e orientar as Unidades para receber visitas oficiais de certificação.

O propósito da Qualidade é garantir a Segurança do Paciente. Por isso, buscamos, diariamente, uma maneira para que todos tenham a assistência necessária, no tempo e local adequado, por profissionais habilitados e livre de danos desnecessários relacionados à assistência à saúde. 

Ferramentas da Qualidade

As ferramentas da Qualidade permitem estruturar e analisar dados, investigar e tratar eventos, planejar ações de melhoria para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho, de forma organizada e documentada.  

Aproveite o download dos arquivos abaixo e utilize as melhores ferramentas para o desenvolvimento do seu trabalho:

Encontro com a Qualidade

O Encontro com a Qualidade é a sua oportunidade semanal de se informar sobre temas relacionados a Qualidade e Segurança.

Você perdeu algum encontro ou que assistir novamente? Acesse a UniGNDI e veja as aulas quando quiser.  

Na UniGNDI, também é possível gerar o certificado de participação do treinamento. Para saber como ter acesso ao certificado de participação, assita ao vídeo

Fale com a Qualidade

Você tem alguma sugestão, dúvida ou ideia sobre Qualidade para a sua Unidade?
Agora, através do Seu Espaço, você tem um canal oficial e direto com a Qualidade

 

PodCasts

Você sabia que dentro da UniGNDI há vários podcasts (arquivos em áudio) sobre temas da Qualidade?

 

Vem Aí

Gerenciamento de Risco


A organização no ambiente de trabalho é fundamental e contribui para a melhoria do clima organizacional e da segurança.

Você já ouviu falar sobre os 5s?

Saiba mais, confira algumas dicas de gerenciamento de risco e coloque em prática no seu dia a dia!

Eliminar o que não é útil separando o necessário do desnecessário e descartando o que for supérfluo.

Organizar o ambiente de trabalho arrumando as coisas nos seus lugares adequados para uso.
Cuidar da limpeza e higiene do ambiente de trabalho.
Elaborar padrões e procedimentos a serem seguidos em relação ao que é definido nos 3S anteriores (utilização, organização e limpeza).
Incorporar no dia a dia os padrões e procedimentos definidos se comprometendo em manter os sensos na rotina de trabalho.

Ofereça ajuda aos pacientes e famílias, pratique o acolhimento com seus colegas de trabalho, pacientes e familiares. Utilize uma abordagem humanizada e resolutiva, encaminhe para os locais e serviços corretos, organize o fluxo de pacientes, aprenda a ouvir e a reconhecer as necessidades de cada um.

Você viu que aconteceu algo que não está correto, não segue os padrões e cuidados na sua unidade? Notifique a gente e contribua com ideias que podem evitar que isso aconteça novamente. Seu papel é fundamental na empresa e contamos com a sua ajuda.

Você sabe a importância do rótulo nos produtos?

Sempre leia com atenção o rótulo do que irá utilizar para evitar a troca de itens, utilização de doses erradas ou de itens vencidos. Tanto em casa como no trabalho, mantenha os produtos com o rótulo original de fábrica. Embalagens dos produtos, alimentos e medicamentos constam informações relevantes como data de validade, lote, composição e concentração do produto.

Atenção aos produtos químicos, quimioterápicos e outros manipulados. Estas soluções só podem ser manipuladas em local adequado, por profissionais treinados e autorizados. 

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

As metas internacionais de segurança do paciente envolvem estudos, práticas e ações promovidos pelas instituições de saúde para diminuir ou eliminar os riscos. Confira as 6 metas internacionais:

Certificação da Qualidade

Galeria

Conteúdo Científico

O que é ISO?

A sigla ISO¿significa International Organization for Standardization, ou¿Organização Internacional de Padronização, em português.  

A ISO é uma organização internacional independente, não governamental, com 165 membros de organismos nacionais de padrões, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. 

Seu propósito é desenvolver e promover normas ou padrões internacionais que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.  No Brasil, o órgão representante da ISO é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. 

A ISO 9000 (9000,9001,9004) é um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral (produtos e serviços), qualquer que seja o tipo (pública ou privada) ou dimensão.  

A Norma "NBR ISO 9001:2015 Sistema de gestão da qualidade - Requisitos" é um documento disponível nos órgãos representantes em cada país.  

A ISO não fornece certificação ou avaliação de conformidade. Para isto, existem os organismos de certificação externos aprovados pelo Inmetro. 

Benefícios da Certificação: 

  • Ênfase no engajamento da liderança;
  • Análise de riscos e oportunidades de maneira estruturada; 
  • Confiabilidade; 
  • Cumprimento de requisitos estatutários e legais; 
  • Qualidade e produtividade; 
  • Planejamento e controle em todos os níveis; 
  • Qualificação profissional; 
  • Diferencial competitivo; 
  • Novos negócios (alguns setores e clientes necessitam de fornecedores com Sistema de Gestão da Qualidade certificados pela NBR ISO 9001). 

 

Saiba mais

Você sabe quais são as áreas do GNDI certificadas ISO 9001?

Área: Interodonto | Escopo: Gestão de planos odontológicos.