Skip to Content

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 07 Apr 2022

..

Dia Mundial da Saúde

Saiba mais sobre fatores globais e iniciativas individuais que impactam na qualidade de vida e no bem-estar

Instituído em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril e tem o objetivo de chamar a atenção para questões sérias relacionadas à saúde.

A data visa incentivar e fomentar políticas públicas voltadas para os cuidados com o bem-estar e a qualidade de vida da população. Todo ano a campanha ganha um mote diferente. Para 2022, o tema escolhido é "Nosso planeta, nossa saúde", que concentrará ações globais e urgentes em relação a fatores essenciais à humanidade, como qualidade do ar e da água, mudanças climáticas e segurança alimentar. 

Essas iniciativas são importantes para reverter dados alarmantes divulgados recentemente: 99% da população mundial respira ar que excede os limites de qualidade recomendados pela OMS. O material particulado nocivo presente no ar é capaz de penetrar nos pulmões e na corrente sanguínea, aumentando o risco de problemas cardiovasculares, respiratórios e cerebrovasculares.

Já as alterações climáticas são percebidas no dia a dia, por causa da elevação da temperatura e do nível do mar. Os resultados são desastrosos: secas e queimadas recordes, regime de chuva atípico e condições meteorológicas extremas. Com isso, a OMS estima que mais de 13 milhões de mortes anuais no mundo sejam devidas a causas ambientais evitáveis, incluindo a crise climática.

Em relação ao pilar de segurança alimentar, a proposta é prevenir, gerenciar e detectar riscos transmitidos pelos alimentos, seja por contaminação bacteriana, parasitária ou de agentes químicos. A OMS aponta que, na região das Américas, a cada ano, 77 milhões de pessoas sofrem de doenças transmitidas pelos alimentos (DTAs) e mais de 9.000 morrem.

 

O que você pode fazer pela sua saúde?

Enquanto problemas macros precisam de movimentação global para serem solucionados, nós, individualmente, podemos cuidar da nossa saúde. Algumas atitudes importantes são:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada, dando preferência a verduras, legumes, frutas e cereais;
     
  • Beber bastante água;
     
  • Praticar atividade física regularmente;
     
  • Apostar na prevenção de doenças, fazendo check-up de rotina e participando de campanhas preventivas sazonais (como Outubro Rosa, Novembro Azul etc);
     
  • Ter sono de qualidade, ou seja, dormir de 8 a 9 horas por dia;
     
  • Evitar hábitos nocivos, como tabagismo, consumo constante de bebida alcoólica e uso de drogas ilícitas;
     
  • Descansar e relaxar. É importante manter um equilíbrio entre trabalho e lazer;
     
  • Cuidar da mente, para garantir estabilidade psicológica e emocional.

 

O que o GNDI faz pela sua saúde?

O Interclube está com uma campanha especial para celebrar o Dia Mundial da Saúde. Os beneficiários dos planos de saúde e planos odontológicos do GNDI têm até 50% de desconto em produtos e serviços para cuidados com a saúde. Para conhecer as empresas participantes e os produtos oferecidos, acesse a página do Interclube.

 

O que você costuma fazer para cuidar da sua saúde? Conte-nos as suas dicas.

Você também pode participar. Deixe seu comentário: