Skip to Content

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 26 Apr 2022

..

Como entreter os pets que ficam sozinhos em casa

Com a retomada ao trabalho presencial, os bichinhos precisam de atividades para não se sentirem tão solitários. Veja algumas dicas

A pandemia da Covid-19 impactou a vida de todos. E teve um setor que passou por uma trasformação: o mercado de pets, em especial o de adoção. Basta observar nas redes sociais a quantidade de pessoas conhecidas que postaram fotos com os novos mascotes.

E essa percepção é comprovada pelos números: ONGs e entidades protetoras dos animais afirmam que a procura por adoção de cães e gatos aumentou 50% no primeiro ano de pandemia. E como os tutores adoram mimar os bichinhos, a consequência foi um crescimento de 13,5%, do setor de cuidados com pets, de acordo com o Instituto Brasil Pets.

Durante a pandemia, diversas empresas implementaram o sistema home office, então os pets se acostumaram a ter sempre alguém por perto o dia todo. Agora, o cenário mudou e muitas pessoas estão retomando o trabalho presencial, por isso é preciso ficar atento ao comportamento dos animaizinhos, se não estão se sentindo muito solitários ou até deprimidos.

Alguns sintomas de depressão em animais domésticos são: dormir muito mais que o habitual, fazer xixi e coco fora do lugar, isolar-se, irrita-se com o toque, apatia, falta de apetite, diarreias, vômitos, autoflagelo (ele mesmo se machuca, lambendo ou mordendo as patas principalmente), aparecimento de dermatites, latidos/miados exagerados e começar a destruir objetos e a escavar. 

 

Algumas iniciativas entretêm e evitam que o pet sofra quando ficar sozinho por longos períodos:

- Quando você estiver em casa, dedique tempo a ele para passear, brincar, estimular suas atividades e dar muito carinho;

- Antes de sair para trabalhar, faça um longo passeio com ele;

- Deixe água e comida à disposição;

- Mantenha alguns brinquedos pela casa;

- Brinquedos inteligentes e que "escondem" petiscos mantêm o bichinho entretido por bastante tempo;

- Deixar petisco para ele associar o fato de estar sozinho a algo bom;

- Se o pet gosta de destruir coisas, deixe caixas de papelão para ele rasgar;

- Apostar em webcam interativa, que possibilita falar com o animalzinho à distância;

- Levá-lo na creche para animais;

- Estudar a possibilidade de ter mais um pet para fazer companhia;

- Pedir para alguém de confiança visitá-lo.

 

Conta aqui nos comentários o que você faz para entreter o seu pet.

Você também pode participar. Deixe seu comentário: