O que é o Projeto Jaya?
O Projeto Jaya é um projeto estratégico do GNDI com o objetivo de obter a Acreditação da Operadora NotreDame Intermédica.
Esta Acreditação é concedida pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar através do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde da Resolução Normativa - RN nº 507 de 30 de março de 2022 (antiga RN 452/2020 que foi revogada).
Para obter esta Acreditação, a Operadora deve contratar uma Entidade Acreditadora reconhecida pela ANS.
Você sabia
*Jaya é um nome de origem indiana que significa vitória, ganhando o sentido de "aquela que vence", "vencedora".
Equipe

Luiz Celso Dias Lopes
Sponsor

Vilma Oshiro
Gerente do projeto

Leda Bellini
Gerente Corporativo da Qualidade

Elaine Schmidt
Coordenadora Gestão da Qualidade

Ana Pergy Faro Guerra
Gerente Regulatório

Priscila Faria Sanches Oliveira
Coordenadora Regulatório

Edenilsa Aguiar
Analista Regulatório SR

Carlos Emerson
Consultor de Processos
O que é o Programa de Acreditação de Operadoras?
O Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas em gestão organizacional e em gestão em saúde, de caráter voluntário, realizado por Entidades Acreditadoras, cujo objetivo é a qualificação da prestação dos serviços, induzindo a mudança no modelo de atenção à saúde existente, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.
O Programa de Acreditação de Operadoras é composto de requisitos e itens de verificação distribuídos nas seguintes dimensões:
As quatro dimensões, são divididas em 21 requisitos e, que se subdividem em 169 itens de verificação.
Os itens de verificação são classificados como:
Definição | Classificação do Item |
Os itens essenciais são condição sine qua non para pontuar o requisito. Caso um item essencial do requisito não seja cumprido, a Operadora receberá nota zero no requisito inteiro. | |
Os itens complementares são boas práticas recomendáveis e, se cumpridos pela Operadora, elevam a pontuação do requisito. | |
Os itens de excelência são práticas pouco disseminadas no setor e de maior dificuldade de consecução. O cumprimento de 80% dos itens de excelência é uma das exigências para a Operadora alcançar a Acreditação nível I. |
Para se submeter à acreditação, as Operadoras devem estar regulares nos programas de monitoramento econômico-financeiros, técnico-assistenciais e de fiscalização da ANS, e ter nota no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS igual ou maior a 0,6. As Operadoras poderão ser acreditadas em três níveis, a depender do desempenho obtido.
I - Gestão Organizacional
II - Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde
III - Gestão em Saúde
IV - Experiência do Beneficiário
A dimensão 4 busca avaliar o resultado da interação entre a operadora, beneficiários e a sociedade, incluído potenciais beneficiários, tendo como parâmetros a percepção dos beneficiários quanto ao atendimento de suas necessidades e expectativas, bem como as ações promovidas pela operadora com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Para o que serve esta Acreditação?

Beneficiário
Melhor experiência do beneficiário através da adoção de boas práticas de gestão organizacional e de gestão em Saúde, como o monitoramento de prazos assistenciais, qualificação da rede prestadora de serviços, programa de retenção de beneficiários, Coordenação e Integração do cuidado, Programa de Gestão do Cuidado de Condições Crônicas de Saúde, Assistência farmacêutica, disponibilização de canais de comunicação ativo e reativo, entre outros.

Cliente Contratante
Contratação de uma operadora que adota boas práticas de Gestão Organizacional e de Gestão em Saúde garantindo sustentabilidade, governança corporativa, gestão de riscos, gestão da rede assistencial, gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças.

Prestador
Parceria com prestadores oferecendo novos modelos de remuneração baseado em valor, atrelados ao monitoramento de indicadores de qualidade e segurança do paciente, oferta de canal de comunicação com indicadores de melhoria.

Colaborador
A RN enfatiza a importância de cada colaborador para o fortalecimento e para a sustentabilidade da instituição. Incentiva também a adoção de política de gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças, propiciando ao colaborador uma melhor experiência em sua jornada. A Acreditação estimula a promoção da Diversidade e Inclusão, Programas de Saúde do Trabalhador, (Programa de Saúde Ocupacional, Programa de Qualidade de Vida e Bem-estar), Programa de Recrutamento Interno a fim de reter talentos, entre outras iniciativas.

Operadora
Aprimoramento dos processos de sua gestão, redução dos custos desnecessários e otimização dos gastos com a assistência à saúde dos beneficiários; mudança de cultura organizacional focada na gestão da qualidade, Bônus no IDSS conforme nível de acreditação e redução na margem de solvência.

Acionistas
Sustentabilidade econômico-financeira da operadora e Retorno sobre o investimento.

Órgão regulador ANS
A qualificação da prestação dos serviços das Operadoras de Planos de Saúde e Odontológicos facilitando seu papel de regulação, normatização, controle e fiscalização.

Comunidade e Sociedade
A comunidade onde as empresas do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) estão inseridas e a Sociedade, entidades representantes de trabalhadores, tais como sindicatos e associações profissionais, consumidores, ONG¿s, setores empresariais e entre outros se beneficiam de uma operadora Acreditada que adota as boas práticas de gestão organizacional e de gestão em Saúde.
Vantagens da Acreditação da operadora
A acreditação garante um diferencial para concorrência no mercado, com possibilidade de racionalização de processos, custos e aumento da confiança dos stakeholders, pois evidencia competência técnica.
Além disso, possui diversos benefícios para a operadora e para os agentes envolvidos no Sistema de Gestão da Operadora, como:

Maior sustentabilidade econômico-financeira;

Revisão e melhoria dos processos operacionais, tratamento dos riscos,
redução dos custos da não qualidade e dos desperdícios;

Implementação do Programa de Melhoria da Qualidade com adoção de indicadores
de qualidade;

Maior conhecimento dos prestadores de serviços da rede credenciada;

Avaliação da qualidade da assistência prestada aos beneficiários;

Implementação de ferramentas de gestão e práticas consolidadas de governança,
controles internos e gestão de risco;

Preparação para a RN 443, que será obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2023;

Avaliação integrada de vários sistemas com visão holística da operadora;

Mudança de cultura organizacional.
Comunicados
- Conheça a equipe que lidera o projeto Jaya rumo a Acreditação da OperadoraClique aqui >>30/03/2022
- Projeto JayaDepoimentos de alguns integrantes que lideram o projeto JayaClique aqui >>30/03/2022
- Princípios Estratégicos do GNDIClique aqui >>14/03/2022
Principais entregas do projeto
PMQ - Programa de Melhoria da Qualidade
O Programa de Melhoria da Qualidade - PMQ é um Programa que propõe introduzir mudança de valores e comportamentos individuais e organizacionais, servindo como transposição para uma cultura gerencial, de caráter estratégico visando implementar e institucionalizar boas práticas de gestão.
É orientado pelos fundamentos da Qualidade e é formado por uma equipe multidisciplinar que se reúne mensalmente. A maior parte dos integrantes do PMQ realizaram o curso de Formação de Auditores Internos da RN 507.
Ana Carolina M. Cavalcante Moyses
Diretora Médica Corporativa
Hospitais Próprios

Antônio Clerio Viana Paiva
Coordenador Administrativo
Internações

Carlos Emerson de Souza
Consultor de Processos
Qualidade

Daniela Franco Leanza
Gerente Médica
Medicina Preventiva

Daniela Rossi
Gerente Administrativa
Central de Urgência - CAMINT

Edenilsa V. Aguiar
Analista Regulatório SR
Regulatório

Elaine Malizia Schmidt
Coordenadora
Qualidade

Karina Mitie Navarro
Analista de Processos
Credenciamento

Leda Bellini
Gerente Corporativa
Qualidade

Luciana Baeta
Gerente de Qualidade
Call Center

Marcela Prescendo
Diretora Corporativa
Centros Clínicos

Marcio Degaspare
Gerente Médico
CASE
Mariana Basso
Gerente Médica
Internações

Milena Mendes
Gerente de Governança e Processos
TI

Myke Bueno
Analista Administrativo SR
Credenciamento

Najara Silva Dorta
Gerente de Enfermagem
Medicina Preventiva

Raphael Tadashi Kaneko
Gerente Médico
Centros Clínicos

Soraia Neme
Coordenadora Central de Atendimento ao Credenciado
Interodonto

Stephanie Pereira
Coordenadora Administrativa
Central de Urgência - CAMINT
Vania Urquiza
Analista Desenvolvimento Organizacional
RH

Vilma Oshiro
Gerente Técnica
Qualidade

Vinicius Salvagno
Gerente Médico
Credenciamento

Wanderson Jacinto
Gerente de Riscos e Compliance
ESG - Riscos e Compliance

PMQ
O Grupo apresenta indicadores de qualidade alinhados com os objetivos estratégicos estabelecidos pela operadora e alguns indicadores do IDSS - Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e deve dar feedback às áreas monitoradas para contribuir com o aperfeiçoamento das metas estabelecidas para elaboração de ações corretivas, bem como identificação da causa raiz de não conformidades.
A efetividade das ações propostas pelo PMQ deve ser avaliada e seus resultados divulgados.
O PMQ também deve elaborar um Plano Anual de Trabalho (PAT) alinhado com o Planejamento Estratégico da operadora.
E a Alta Direção da operadora deve acompanhar o resultado destas atividades através da análise crítica de sua adequabilidade e alinhamento com a estratégia organizacional. Este acompanhamento ocorre de forma semestral através da RAC - Reunião de Análise Crítica.
Auditoria
Auditorias
2ª Auditoria de Diagnóstico
Realizada de forma remota nos dias 13 e 14 de setembro de 2021
Auditorias
1ª Auditoria de Diagnóstico
Realizada de forma remota de 07 a 12 de dezembro de 2020
RAC
RAC - Reunião de Análise Crítica
1ª RAC - Reunião de Análise Crítica do SGQ
Sistema de Gestão da Qualidade da NotreDame Intermédica realizado em 26 de novembro de 2021
Fórum de Soluções
Iniciativas do Projeto Jaya
Iniciativas incentivadas pelo Projeto Jaya
- Divulgação de indicadores econômico-financeiros no portal (item 1.2.14)
- Estruturação e formalização da implementação de um plano de ação a partir dos resultados da avaliação da auditoria externa de suas demonstrações financeiras e auditorias de Compliance (item 1.2.7)
- Elaboração do documento do Programa de Retenção de Beneficiários (item 4.2.4)
- Alinhamento de documentos, registros (atas, apresentações e listas de presença), objetivos e indicadores do Planejamento e Gestão Estratégica (item 1.1.2)
- Contratação de auditoria interna e/ou externa de Sistemas de Informação (1.4.6)
- Celeridade nas ações de estruturação do GRC - Governança, Riscos e Compliance, incluindo a preparação da Operadora para a RN 443 (requisitos 1.2 e 1.6)
- APS - Atenção Primária à Saúde (Requisito 2.2)
- Melhorar o atendimento aos prestadores (item 2.3.6)
- Modelos de Remuneração baseada em valor (Requisito 3.5)
- Auditoria concorrente (Item 2.4.3) e indicadores de Qualidade e Segurança do paciente (requisito 3.1)
- Elaboração da Cartilha com a Política de Qualidade e Segurança do Paciente como aditivo contratual para a rede credenciada (requisitos 3.1 e 3.5)
- Elaboração de estudos epidemiológicos e demográficos da carteira (itens 1.7.12, 3.3.2, 3.3.3 e 3.3.11)
- Melhorias no portal no perfil beneficiários (itens 4.1.3, 4.1.7, 4.3.1)
- As áreas envolvidas foram instigadas a elaborar políticas, procedimentos e documentação dos processos relevantes, ajustes contratuais, a melhorar a apresentação de seus indicadores com análise crítica e plano de ação, o que leva ao amadurecimento da gestão organizacional e em Saúde.