Relatórios 2015
Resultado Geral por Tema - GNDI
Conheça os principais resultados da 1ª Pesquisa de Clima Organizacional do Grupo NotreDame Intermédica, realizada em 2015. O primeiro gráfico apresenta o resultado geral dos dez temas abordados pelo levantamento.
Comparativo GNDI X Você S.A. 2015
O segundo gráfico traz a comparação do Índice de Felicidade Total (IFT) dos colaboradores do GNDI e da média apresentada pelas empresas de saúde, entre 150 companhias pesquisadas pela revista Você S/A (2015).
Conclusões
Principais apontamentos
-
A baixa adesão à pesquisa deveu-se a uma comunicação insuficiente/ineficaz, além da ausência de esclarecimento por parte dos gestores, dificuldade de acessar o e-mail pessoal, para onde foi enviado o link da pesquisa, receio de se expor ideias e descrédito em possíveis mudanças decorrentes da pesquisa por experiências ruins no passado;
-
Acredita-se também que o processo de comunicação da Missão, Visão e Valores foi abaixo do necessário;
-
Sobre os líderes, foi indicado que há dificuldades no relacionamento com equipes, e que nem sempre eles assumem processos-chave de gestão, como comunicação e feedback;
-
Ausência de padrão no processo de recrutamento interno, o que leva a uma desconfiança no processo;
-
Novos gestores adotam posturas diferentes, com mais atenção e tempo para as equipes;
-
As áreas possuem modelo de gestão bastante distintos, sem padrão (várias empresas em uma só);
-
O GNDI forma bons profissionais, mas perde muito deles para o mercado;
-
O processo de mudança da empresa para um grupo de saúde é claramente percebido e identificado como algo melhor.
Principais pontos que sustentam o orgulho em fazer parte do GNDI
-
Seriedade e compromisso (benefícios e pagamentos sempre em dia);
-
Crescimento da empresa e dos resultados (solidez financeira);
-
Cuidado com a vida humana (paixão pelo que faz);
-
Mudanças em andamento (esperança);
-
Especializações (ONA) e ficar entre as melhores empresas do mercado;
-
Reconhecimento da nova marca e da empresa (investimento em mídia);
-
Autonomia para exercer a função;
-
Ambiente de companheirismo;
-
Oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional.
Plano de ação após resultados da Pesquisa de Clima
-
Desenvolvimento de nova política de Recrutamento e Seleção (dez/2015);
-
Criação de campanhas contínuas para disseminar a Missão, a Visão e os Valores do GNDI (janeiro/2016)
-
Implantação de um padrão de reuniões para toda a Organização (fevereiro/2016);
-
Incorporação dos resultados ao PDO (imediato).
Aproveite a oportunidade
A pesquisa de clima é um canal aberto para você se manifestar a respeito da empresa, de forma totalmente sigilosa. Se você for convidado para participar, aproveite a oportunidade!
Os resultados do levantamento geram ações que revertem em benefícios para os colaboradores e para todo o Grupo.
Planejamento estratégico
A gestão do clima organizacional faz parte do planejamento estratégico do Grupo NotreDame Intermédica. A satisfação dos colaboradores e o orgulho de pertencer ao GNDI são fundamentais para o crescimento da empresa.
A pesquisa de clima aponta os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da companhia, contribuindo tanto para o ambiente interno quanto para reforçar a estratégia do Grupo do mercado.