Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 21 mai 2020

..

Saúde em tempos de Coronavírus

Veja como cuidar da saúde do corpo e da mente durante a pandemia

Cuidar da saúde durante uma pandemia como esta é fundamental para não adoecer ou desenvolver transtornos psicológicos. Medo, estresse, solidão e tristeza podem ser prejudiciais para a mente, mas também estão ligados ao sistema imunológico. O Blog do Colaborador selecionou algumas dicas para que você crie hábitos saudáveis durante a quarentena. Confira:

Alimente-se bem
Uma boa alimentação, repleta de alimentos naturais e diversos, é muito importante para a saúde. As vitaminas em frutas, legumes e verduras podem fortalecer o sistema imunológico, fazendo com que seu corpo tenha mais facilidade para combater doenças, e ainda te dar mais disposição, diminuir os índices de colesterol ruim, controlar a glicose e muito mais. Alguns alimentos podem até ajudar a deixar a pele mais bonita.


Faça exercícios físicos
Não é só para tonificar os músculos ou eliminar as gordurinhas indesejadas que eles servem! Movimentar o corpo é importante para todo o organismo. Além de também ajudar no controle do colesterol, glicose e triglicerídeos, os exercícios também podem contribuir com o bem-estar, já que estimulam a liberação de endorfina. Que tal acompanhar as aulas à distância do Saúde em Casa. São ótimas para iniciantes.


Medite
A meditação pode ser muito benéfica à saúde. Ajuda a fortalecer seu sistema imunológico e contribui para o controle da ansiedade e do estresse. Basta escolher um momento de calma e se desligar do mundo, prestando atenção na própria respiração. Quem tiver uma crença pode optar pela oração. Outra opção é procurar técnicas de meditação guiadas, que podem ser encontradas em formato de podcast ou até no YouTube.

Tome cuidado com o excesso de informações
Para ter pensamentos positivos, limite o tempo de noticiários: escolha o seu favorito e veja só um por dia. Se preferir assistir a um resumo de tudo o que aconteceu no dia, veja os telejornais da noite.

Faça algo produtivo
Sabe aquele hobby que você sempre quis adotar mas nunca teve tempo? Esta é a sua hora! Se você está trabalhando em home office, pode usar o tempo em que estaria indo ou voltando do serviço para fazer aquilo que sempre teve vontade. Aprenda algo novo ou coloque aquele talento escondido em prática.

Descanse a mente
Você já ouviu falar em ócio criativo? Nada mais é do que fazer algo que você gosta mesmo sem trazer retornos. Que tal ver um filme, ler um livro ou começar uma série nova? Fazer o que gosta também faz bem para a saúde, pois estimula a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar e ainda te deixa mais criativo quando precisar resolver problemas difíceis.

Tome sol
Se for possível, tome sol diariamente por cerca de 15 minutos, de preferência antes das 10h da manhã ou depois das 16h. Os raios solares estimulam a produção de endorfina, de vitamina D e muito mais. Além de melhorar a imunidade, pode diminuir os riscos de depressão e ainda ajuda a dormir melhor.

E você, quais são as suas dicas de como cuidar da saúde neste momento?

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Jean Randal Rodrigues Castro - Hospital Salvalus

Muito boa as dicas ,Sempre que tenho tempo saio para andar de bicicleta assim consigo me exercitar e ainda tomar sol que ajuda a melhorar o sistema imunologico além de melhorar a qualidade do sono.A meditação é ótima para acalmar a mente e faço isso até no metro ouvindo meditações pelo youtube.Pequenas atitudes que melhoram nosso dia.

Maria Luiza - Liberdade

Além das dicas informadas ouço música, organizo minhas gavetas e documentos para saber se tem alguma pendência, evito telejornais devido excesso de informações repetidas. Envio mensagens engraçadas e positivas para amigos que a muito tempo não falo com eles.

Fernanda - Santo Andre 1

Proteger o psicologico nesse momento é muito importante pois ele pode afetar todo o nosso corpo de varias maneiras