Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 10 jun 2020

..

10 dicas para manter a segurança na Rede

Veja como evitar os golpes digitais

As tecnologias e a internet são essenciais para o trabalho em home office, mas é preciso redobrar os cuidados para não cair em golpes e colocar as suas informações pessoais e corporativas em risco. Você sabia que se seu computador contrair um vírus ele pode se espalhar por toda a Rede da empresa e contaminar outros equipamentos? Quem explica isso é Mara Marcondes - que é consultora técnica da área de Segurança da Informação do GNDI.

"Vírus são programas desenvolvidos especificamente para executar ações danosas e atividades maliciosas em equipamentos. Eles são perigosos porque, uma vez instalados, podem ter acesso às informações armazenadas no equipamento e executar ações em nome do usuário - como enviar mensagens, acessar, apagar ou criptografar informações e instalar outros códigos maliciosos. Geralmente, eles funcionam com o intuito de coletar informações confidenciais e obter vantagens financeiras", esclarece.

Os vírus podem ser contraídos por meio de e-mails falsos (quando alguém conhecido te envia uma mensagem com "clique aqui", por exemplo) e spams (aqueles e-mails que são enviados para muitas pessoas ao mesmo tempo por empresas ou pessoas desconhecidas), além de download de softwares, jogos ou filmes em sites suspeitos. Mas, não é só com eles que você precisa ter cuidado: as "Fake News" (ou notícias falsas) podem te fazer vítima de golpes por conter códigos maliciosos e gerar desinformação.

Para te ajudar a evitar os danos causados por vírus, fique atento às dicas sugeridas por Mara:

1. Utilize os equipamentos de trabalho apenas para trabalhar.

2. Não instale softwares, jogos ou filmes no computador do trabalho. Deixe apenas aqueles já instalados ou pergunte à equipe de T.I. se tem algum problema.

3. Não abra e-mails, links, sites suspeitos ou instale qualquer programa que não conhece.

4. Use sempre a conexão segura (VPN) ou máquina virtual disponibilizada pelo time de T.I. para acessar a rede do GNDI.

5. Utilize uma senha forte e diferente para cada acesso com números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais. Não a compartilhe com ninguém!

6. Mantenha a tela bloqueada quando não estiver perto do equipamento.

7. Sempre salve os arquivos de trabalho em pastas da rede corporativa ou One Drive corporativo para não perder informações importantes ou aquele trabalho que ficou horas fazendo.

8. Só compatilhe informações corporativas e estratégicas do GNDI - como dados pessoais e de saúde de colaboradores, beneficiários e clientes - para pessoas e empresas quando for necessário.

9. Seja cuidadoso ao falar de assuntos confidenciais perto de portas e janelas de sua casa ou em locais públicos.

10. Mantenha antivírus atualizado e com as versões recentes dos programas instalados.

E você, tem alguma dica para não cair em golpes digitais?

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Jean Randal Rodrigues Castro - Hospital Salvalus

Boas dicas.Porém superficiais.Deveria fazer um curso para os colaboradores com prátricas para que os colaboradores possam proteger a empresa e se proteger melhor.Atualmente são tantas senhas que temos que gravar e arquivos para acessar que fica dificil até de lembrar de trocar senha de tempo em tempo.Vou tentar melhorar.

Maria Luiza - Liberdade

O ideal quando recebemos links é copiar e colar no bloco de notas depois digitar em nova página para saber a procedência e veracidade. Quanto ao trabalho em home office os computadores devem ser utilizados apenas para fins de trabalho como pesquisas no Google e e-mail corporativo.