Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 16 jun 2020

..

Pets e a Quarentena

Bichinhos de estimação precisam de cuidados especiais durante isolamento

Nesse período de quarentena, em que alguns de nós estão trabalhando e estudando em regime de home office, os bichinhos de estimação têm oferecido uma companhia essencial extra: eles nos acompanham nas refeições, ficam juntos em horário de trabalho e participam dos momentos de lazer. Embora a situação atual tenha causado ansiedade e tensão, ter um cãozinho ou gatinho por perto é uma boa forma de aliviar o estresse. Mas, não somos só nós que nos beneficiamos com essa proximidade: os pets também têm aproveitado a nossa companhia.

Apesar de já ter sido comprovado que os pets não estão em risco de adoecer com o Coronavírus, existem alguns cuidados especiais que precisamos tomar durante a pandemia:

Passeios
Quando for levar seu cachorro para passear, lembre-se de usar máscaras e manter distância de pelo menos dois metros de outras pessoas na rua. Quando chegar de volta em casa, uma boa dica é limpar as patas do seu bichinho para garantir que ele não traga impurezas para o seu lar. Para fazer essa higiene, não use produtos de limpeza ou álcool gel: desta forma você pode machucar seu pet! Em vez disso, use produtos adequados, como lenços umedecidos veterinários - que você encontra com facilidade em petshops - ou lave as patinhas com água e sabão (também se certifique que esse é adequado.Você pode usar um shampoo para bebês ou propriamente para animais).

PetShop
Abertos desde o começo da pandemia, para frequentá-los é necessário tomar os cuidados básicos deste período: use máscaras, mantenha distância das pessoas e higienize suas mãos. Outra dica é diminuir suas idas ao PetShop. Se possível, prefira fazer uma compra grande por mês em vez de compras pequenas todas as semanas, assim você minimiza a sua exposição. Outra opção é fazer suas compras de forma on-line. Aliás, você sabia que a Petz é parceira do Interclube? Que tal aproveitar essa parceria para fazer as compras do seu pet com descontos?

Banho e Tosa
Considerados serviços essenciais, eles estão abertos! Além dos cuidados básicos já mencionados, lembre-se de marcar um horário para ser atendido e evitar aglomeração de pessoas.

Veterinários
Estar em período de isolamento significa  deixar para outro momento tarefas não essenciais, mas não se esqueça que seu pet também tem necessidades de saúde que não podem esperar. Fale com seu veterinário e certifique-se de que seu animalzinho está com todas as vacinas em dia - o protocolo de vacinação tem datas específicas que precisam ser seguidas. Além disso, caso seu bichinho fique doente neste período, fique tranquilo: hospitais veterinários estão funcionando normalmente com medidas de segurança adicionais para evitar qualquer tipo de contágio.

É muito importante cuidar e ficar junto dos nossos amiguinhos peludos, mas você já parou para pensar naqueles que não têm um lar e tutores que os amam? Existem abrigos de animais abandonados que estão passando por algumas dificuldades nesse período. Uma forma de ajudar é por meio de doações para instituições como o AMPARA AnimalCão Sem Dono ou SUIPA. Você pode conferir algumas associações de proteção animal no Brasil no link: http://www.lphbrasil.com.br/enderecos.html

Outra opção é buscar um abrigo de animais próximo de você. Afinal, todo animal merece cuidados!

E você, tem dicas de como cuidar dos pets em tempos de Coronavírus? Conte nos comentários como esses bichinhos têm te ajudado a passar por este momento.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Patricia Lacerda - Hospital Bosque da Saúde

Dicas ótimas. nos auxiliando a cuidar , dos nossos anjos de quatro patas. Nessa quarentena .

Eliana - CAMO - liberdade

gostei das dicas para pet

Horrana - Hospital e maternidade Nossa senhora do rosario

Ótima matéria, adorei que pensaram nos nossos bichinhos.

Roberto Pereira - HIJ

Muito obrigado pelo seu esclarecimentos ,minha esposa trabalha com isso li e passei para ela desde já agradeço.

Luciana - Modelo

Adorei terem pensado nos pets durante essa fase. São eles a minha única cia esses dias.

Fernanda - Santo André1

Importante cuidar dos bichinhos,que também merecem proteção nesse momento.

Carla Verônica - Educação Continuada - SEDE

Estou trabalhando na SEDE (777), no núcleo de monitoramento de colaboradores e tomo cuidado ao chegar em casa de higienizar as mãos com álcool gel ou água com sabão antes de abraçar o Hades, Hera e Haivar (meus gatinhos lindos!). Na verdade a prática de higienizar as mãos deve ser constante, em diversas atividades, para prevenção de diversas doenças!

Elaine Santos de Souza - Sede - Centros Clínicos

Tenho um Shih-tzu chamado George, realmente neste período de quarentena e home office ele se tornou meu companheiro, meu grude.Quase em todo período que estou trabalhando ele passa ao meu lado, deitado debaixo da mesa do computador, ao lado da cadeira, quando ainda não fica implorando pelo colo. Não tem como negar...e deixa-lo um pouquinho no meu colo recebendo por carinho.Já estou pensando em quando acabar esta quarentena, ele sentira minha falta dentro de casa.