Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 18 jun 2020

..

Delícias juninas

Confira algumas sugestões de comidinhas para celebrar o mês de junho

Ah, a Festa Junina! Sempre uma época muito festiva, gastronomicamente deliciosa e tão amada pelo povo brasileiro. Este ano, precisamos celebrar essa época de forma um tanto diferente: em casa. Mas, isso não quer dizer que não pode ser muito gostoso.

No dia 20 de junho, oficialmente entramos no inverno e o Blog do Colaborador traz algumas sugestões de comidas típicas das festas juninas que são a cara da estação mais fria do ano! Confira abaixo:

Caldos e Sopas
Boa pedida no inverno, os caldos e sopas são ótimas refeições para dias frios. No mês de junho, então, temos uma justificativa extra para desfrutar dessas delícias. Caldo verde, de milho, de feijão, de piranha, de ervilha, com mandioca... As opções são vastas. Que tal aproveitar as noites frias para experimentar algumas dessas receitas?

Receita de Caldo Verde
Descasque 1kg de batatas e coloque-as para cozinhar. Separe 500g de calabresa e 250g de bacon, corte-os em cubinhos e pode fritá-los. Reserve para adicionar depois. Em seguida, corte e prepare os temperos, você pode usar seus favoritos, mas sugerimos: dois cubos de caldo de bacon, quatro dentes de alho, um molho de coentro e uma colher de chá de pimenta do reino.

Agora, bata as batatas já cozidas no liquidificador com água até atingir um caldo grosso. Em outra panela, frite uma cebola pequena e o alho e adicione os caldos de bacon, a pimenta e o cominho. Adicione, então, o caldo, o bacon e a calabresa (já fritos). Mexa constantemente até levantar fervura. Adicione sal a gosto, o coentro e uma porção de couve cortada bem fininha. Está pronto seu Caldo Verde!

Milho
Na espiga ou fora dela, doce ou salgado, o milho é a estrela da Festa Junina, não é mesmo? Base para a maioria das comidinhas festivas, esse alimento prova sua versatilidade no mês de junho. E tem milho para todos os gostos: milho cozido, pipoca, pamonha, cuscuz, canjica, curau e os bolos de milho e fubá.

Receita de Milho Cozido de Micro-ondas
Fazer milho cozido - talvez o prato mais típico de Festa Junina - pode ser muito simples. Envolva um sabugo de milho verde limpo em três voltas de plástico filme, feche bem as pontas como se fosse um bombom e leve ao micro-ondas por 3 minutos. Quando terminar, basta temperar com sal e manteiga a gosto, só tome cuidado com o vapor na hora de desenrolar do plástico. Você pode comer direto na espiga ou passar uma faca para comer de colher. Simples, fácil e delicioso!

Doces
A mesa de doces também merece destaque por sua variedade de receitas deliciosas: Canjica, Curau, Arroz Doce, Bolo de Fubá, de Milho, de Coco...  Uma matéria-prima importante dessa festa é o amendoim, especialmente no universo de opções docinhas. Já pensou em fazer um pé de moleque? Ou uma paçoca? E não podemos esquecer do coco! Seja no bolo, na canjica ou na cocada, o coco é essencial. Com todos os níveis de dificuldades, existe receita de doce junino para todo tipo de cozinheiro - desde o chef experiente até aquele que vai se arriscar pela primeira vez na cozinha.

Receita de Bolo de Fubá
Em uma batedeira, bata quatro claras em neve e duas xícaras de açúcar. Em seguida, adicione as quatro gemas, três colheres de sopa de margarina, uma xícara de leite, duas xícaras de farinha de trigo e uma xícara de fubá. Continue batendo até atingir uma massa homogênea. Por fim, acrescente quatro colheres de chá de fermento e mexa com uma espátula. Passe a massa para uma forma untada e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Que tal passar o café enquanto aguarda o bolo ficar pronto?

Para conferir essas e mais 32 receitas para comemorar a Festa Junina em casa, acesse: https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/comidas-de-festa-junina/

E você? Qual sua comidinha festiva favorita? Deixe suas dicas culinárias nos comentários abaixo!

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

EDNA FONTES - HOSPITAL SALVALUS

Amo as comidas típicas de festa junina, minhas preferidas são caldos, cural e quentão.ahhhh um quentão nesse friozinho vai bem heim!!!

josy - camo jundiai

Pra mim e minha familia o que não pode faltar é a maria isabel que e um delicioso arroz cozido dentro da carne de sol frita e bem temperada,pacoca de carne de sol,creme de galinha e beju de côco.

Eliana dos Santos Castro - São Paulo

Adorei as receitas...se contar que é a melhor época do ano.

ALINE GOMES FONSECA - HOSPITAL E MATERNIDADE DE GUARULHOS

Gosto muito dessa época do ano , adoro a culinária e com certeza irei fazer algumas receitinhas em casa para mim e minha família

marinez pereira lima - hospital bosque da saude.

EU GOSTO MUITO DESSA DATA, AS DICAS FORAM MARAVILHOSAS,SÓ FALTOU MESMO O CHÁ DE AMENDOIM.

Fernanda Barbosa Pereira - Belém

Uma época maravilhosa, doces deliciosos !

jocilene - belem

otimas dicas, adorei

Camila Cristina - Várzea Paulista

O que não pode faltar é aquele pé de moleque caseiro, o pé de moça cremoso e o chá de amendoim, muito bom!

Eulalia M R de Castilho - HMNSR

Eu faço sempre vinho quente, quentao, canjica, arroz doce e agora aprendi paçoca de colher. vou fazer tbm o milho no micro.

Larissa - CEMAC

Faltou o bolo de milho cremoso.

Jussara Monteiro Silva - Case São Paulo

Época boa demais é essa . Comemos e bebemos muito . Sempre faço algo em casa , todos vão à caráter , decoro o ambiente , cada um acaba levando alguma coisa e o que não falta em casa é uma fogueira , claro com toda segurança para o bem de todos . Afinal milho assado , batata doce assada e marshmallow nãp pode faltar por nada .

Victoria Marques - CC Autonomistas

Minha comida preferida das festividades julinas são os doces, como curau, bolo de milho, paçoca, e creio que assim como o queridinho de todos o meu também é o delicioso milho cozido com manteiga e/ou margarina.

Adriana da Silva - PS ABC

Adorei essas dicas, sempre faço essas delicias nessa época, mas cada um tem seu jeito de fazer, é bom apreender modos diferentes das receitas.

cleide marcelino maciel - ABC

O QUE NAO PODE FALTAR NA FESTA JUNINA E CANJICA,MILHO ASSADO.

Maria Luiza - Liberdade

Adorei as receitas algumas bem práticas e econômicas!

ELISANDRA SIENA - Hospital-Family

Chá de Amendoim,Maravilhoso!!Ótima opção nesse friozinho :)

Regina Coelho - Hospital Salvalus

Uma boa pedida para festa junina é o " BOLO DE TAPIOCA GELADO "Vamos a receita :Ingredientes:800 ml de leite bem quente2 xícaras (chá) de açúcar500g de tapioca granulada (1 pacote)200ml de leite de coco (1 vidrinho)1 caixinha de leite condensado1/2 pacote de coco ralado (50g)Modo de Preparo:Numa tigela, junte o leite, a tapioca granulada e o açúcar;Misture tudo muito bem e deixe descansar por 15 minutos, mexendo de vez em quando;Em seguida adicione o coco ralado, o leite de coco e o leite condensado;Misture bem e despeje essa mistura numa forma untada com manteiga;Cubra com um plástico filme e leve à geladeira;Deixe por 3 horas e em seguida desenforme;Se desejar, regue com leite condensado antes de servir;ESPERO QUE GOSTEM, BOM APETITE A TODOS !!

Fernanda - Santo Andre 1

Quentão e vinho quente nessa são maravilhosos e super aquecem nesse friozinho

Leticia Batista - CC Zona Norte

Que delícia!!!Vou por em práticaObrigada pelas dicas