Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 09 jul 2020

..

Aulas à distância: e agora?

Confira dicas de como ajudar os filhos nos estudos em casa

Se ajudar os filhos no dever de casa já é difícil, imagina ter que definir toda a jornada de estudo em casa? As aulas online e estudos à distância têm sido a realidade de muitas pessoas desde o início de março, mas a adaptação continua sendo difícil para pais e filhos. Pensando nisso, o Blog do Colaborador separou algumas dicas para que você consiga ajudar as crianças a estudar em casa. Confira:

Parece férias, mas não é!
O primeiro passo para ajudar no processo de aprendizado em casa é definir que estudar é uma obrigação, mesmo nesse ambiente de lazer. Para isso, é preciso criar uma rotina: defina horários para acordar, fazer as obrigações de casa e da escola, brincar e descansar.

Conheça a plataforma de ensino
Ninguém mais segura essas crianças - dependendo da idade dos seus filhos, é possível que eles entendam mais de tecnologia do que você. Mas, ainda é importante saber como as aulas estão sendo realizadas para ajudar e monitorar no que for preciso. Veja também a grade de matérias e o horário em que as aulas serão disponibilizadas.

Calendário
Seus filhos têm muito dever de casa para entregar e não estão conseguindo administrar o tempo? Que tal ajudá-los a criar uma agenda de estudos? Pode ser uma lousa, um caderno, um calendário customizado ou até um aplicativo. O que importa é promover a organização para evitar a ansiedade ou o estresse.

Escola em casa
Assim como no home office, o ambiente de estudos deve ser tranquilo, arejado e claro. O ideal é escolher uma mesa com cadeira - mesmo que da cozinha - e evitar distrações como TV e celular durante as aulas. Caso necessite usar o aparelho telefônico para as atividades, mantenha-o em modo avião, assim evita que a criança ou adolescente se distraia durante a atividade. Para deixar o lugar mais divertido, invista em objetos de papelaria e decorações criativas.

Mostre interesse
Com tantas obrigações e a correria do dia a dia, pode não ser a coisa mais fácil do mundo prestar atenção a tudo o que seus filhos aprendem na escola. Mas, para incentivar, é preciso também interagir. Converse sobre a escola, pergunte sobre as dúvidas, dificuldades e quais são as matérias que eles mais gostam.

Indique conteúdos complementares
Quem disse que estudar não é divertido? Há diversos filmes, livros e canais do YouTube que podem complementar o que seus filhos estão aprendendo de um jeito mais interessante - e pode até virar passatempo em família nos fins de semana!

Hora de brincar
Não é só de estudo que vive a criança. O distanciamento social e o confinamento em casa podem causar estresse nas crianças e adolescentes assim como em adultos. Mais do que cobrar perfeição, é preciso cuidar da saúde mental! Por isso, programe momentos de lazer e descanso.

E você, como tem lidado com as aulas online? Conte suas dicas de como incentivar os estudos em casa e inspire outros colaboradores.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Fernanda - Santo André 1

Importante a nossa dedicação e o empenho em deixar esse momento leve para conseguir manter a atenção dos pequenos,muitas vezes estaremos aprendendo ou reaprendendo com eles.

maria cristina andrighetti moraes - CC REBOUÇAS I e II

A tecnologia digital tomou conta do nosso dia a dia, nos mostrando que temos que nos adaptar, adequar em qualquer segmento. EAD está presente e veio para ficar , tanto na área profissional , quando pessoal . Muito interessante todos os cursos ministrados pela UNIGNDI! podemos acessá-los onde estivermos .