Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 18 ago 2020

..

Agosto Dourado

Tudo o que você precisa saber sobre amamentação

Considerado o "padrão de ouro", o leite materno traz inúmeros benefícios para o bebê logo nos primeiros dias após o parto. Você sabia que a concentração de leite que sai nas primeiras amamentações é considerada como a primeira vacina que a criança toma na vida? Foi pensando na importância desse alimento que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF criaram a Semana Mundial de Aleitamento Materno, em 1990. Inspirado na data internacional, o Brasil instituiu o Agosto Dourado, em 1999 - mês em que acontecem palestras e ações de conscientização sobre aleitamento materno.

"Bebês alimentados com leite materno são mais bem nutridos e raramente desenvolvem algum tipo de alergia. Eles também têm menos chance de obesidade e sobrecarga renal", explica Ana Carolina A. Lopes, enfermeira do Programa Gestação Segura (PGS), de Medicina Preventiva do GNDI. Segundo a especialista, o movimento que o bebê faz para puxar o leite durante a amamentação ainda contribui para o desenvolvimento dos ossos do rosto e da boca.

"É recomendado o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Isto, porque ele contém lipídios, proteína, açúcares, enzimas, vitaminas e minerais. Além disso, o leite materno se modifica conforme as necessidades do bebê, por exemplo, quando o bebê está doente, o leite produz anticorpos para o combater  a infecção", conta.

Mas, não é só isso: o aleitamento materno, logo nas primeiras horas após o parto, auxilia a mãe na diminuição de contrações uterinas e hemorragias."Essa é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança", afirma a enfermeira. No entanto, nem todas as mães são aptas a amamentar: algumas doenças ou cirurgias na mama podem impedir esse ato. Além disso, é contraindicado que mães soropositivas amamentem por conta do risco de lesões que podem contaminar o recém-nascido.

Para auxiliar a mãe desde o pré-natal ao pós-parto, o Programa  Gestação Segura do GNDI fornece orientações, consultas, cursos de parto e uma equipe de profissionais qualificados para atender às necessidades individuais de cada mulher. Disponível para todas as colaboradoras, o Programa funciona sem custos adicionais. Ainda possui uma página no Portal GNDI com todas as informações necessárias, desde o planejamento familiar às questões mais burocráticas.

E para você, qual é a importância da amamentação? Comente suas dicas e não deixe de conferir a página do PGS.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Marta Julia Alves - Liberdade - Home Office

Amamentei meu filho por pouco tempo pois tive que retornar ao trabalho que era o dia todo e muitas horas extras, ele acabou acostumando a tomar a mamadeira e não queira mais o peito, algum tempo ainda tirei e deixava na mamadeira mas o meu leite começou a secar.

Bianca do Prado - Hospital Paulo Sacramento

A prática do Aleitamento Materno é essencial para a saúde da mãe e do bebê.O leite materno é prático, está pronto, poderá ser ofertado a qualquer hora ou lugar o bebê, transmite amor e carinho fortalecendo os laços entre mãe e bebê.

Lilian Oliveira - Hospital Montemagno

Minha primeira filha mamou no peito até 1 ano e 8 meses. E agora a segunda bebe esta com 10 meses e seguimos com a amamentação.Seria interessante termos um espaço para as colaboradoras fazerem a extração do leite materno e armazenar de maneira segura essa preciosidade.

Daniele - Hospital Santana

Parabéns pela campanha. Acho muito importante o incentivo ao aleitamento materno.Tenho um bebê de 8 meses e escolhi realizar aleitamento exclusivo até os 6 meses de idade. Hoje complemento com as refeições.Melhor fase mãe/filho. Um vinculo que criamos com nossos filhos

Alessandra cristina da silva - São Miguel

Tenho três filhos lindos, eles mamaram até os 3 anos é um momento único, que tem que ser aproveitado cada detalhe.

Tatiane - Osasco

Tenho duas filhas e as duas mamaram, é maravilhoso amamentar ¿¿ é um momento muito lindo uma troca de amor entre mãe e filhos.

Gracielia dos santos Silva - Hospital Family

O leite materno é um alimento completo que apresenta uma fácil digestão e contém os nutrientes e a quantidade de água necessária, além de fornecer anticorpos para a criança, ajudando na sua imunidade

Fernanda - Santo André 1

Amamentação não é fácil e nem simples como se mostra em propagandas,ainda mais para mães de primeira viagem.Porem a conexão criada com o bebê é unica e os benefícios são enormes.Importante nesse momento é o apoio oferecido a mãe.