Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 24 set 2020

..

Sabedoria e longevidade

Plataformas tecnológicas são grandes aliadas contra o isolamento social na pandemia

As pessoas estão vivendo mais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2016, o Brasil tinha a quinta maior população idosa do mundo e estima-se que até 2030 o número de idosos ultrapasse o total de crianças no País. Para comemorar a longevidade e conscientizar a população sobre os direitos da pessoa idosa, foi criado o Dia do Idoso, comemorado dia 1º de outubro.

Todos envelhecem um pouco a cada dia. Por isso, é necessário aprender a respeitar as alterações do corpo e as mudanças que aparecem no espelho. Também é importante aceitar que em cada etapa da vida há uma série de limitações, mas também habilidades. As pessoas desenvolvem a sabedoria, já que passaram por diversas experiências de vida, e tem mais facilidade e bom senso para identificar certos padrões e resolver problemas. Mas, em contrapartida, aprender coisas novas é um pouco mais difícil.

Em tempos de Coronavírus...

Não é segredo para ninguém que o idoso faz parte do grupo de risco do novo Coronavírus por possuir um sistema imunológico que não atua mais com tanta rapidez - e, por isso, foi o primeiro grupo a ser incentivado a ficar em quarentena para proteger a saúde. O problema é que muitos idosos moram sozinhos e não podem receber visita de familiares por conta do risco de contraírem o vírus. Uma alternativa para que essas pessoas não fiquem tão isoladas do convívio social são as tecnologias.

Embora nada substitua o calor de um abraço ou a conversa "olho no olho", aplicativos de mensagens e chamadas de vídeo têm sido grandes aliados dos idosos neste período em que ainda é mais seguro ficar em casa - mesmo que as coisas já estejam voltando ao normal gradativamente. No entanto, nem todos os idosos têm facilidade para utilizar as tecnologias, seja por falta de compreensão sobre como elas funcionam ou falta de acessibilidade das plataformas.

Mas, ainda há tempo para aprender: basta ter paciência e se mostrar disponível para ensinar. O processo pode se tornar mais difícil caso a autoestima e a confiança do idoso esteja abalada. Por isso, é necessário que eles se sintam prontos e confiantes do que estão fazendo.

 

Saúde em Casa

De março a julho, o GNDI enviou pílulas diárias para colaboradores e beneficiários 50+ com dicas de saúde e bem-estar, exercícios físicos e entretenimento. O Programa Saúde em Casa - que ainda está no ar, embora não tenha atualizações - tinha o propósito de incentivar que os idosos se cuidassem em casa e respeitassem o distanciamento social para manterem a saúde.

 

NotreLife 50+

Já faz um ano que o NotreLife 50+, plano de saúde para pessoas acima de 50 anos, foi lançado. Com preços competitivos muito abaixo da média de mercado, o plano conta com um consultor de saúde, um espaço exclusivo e diversas atividades de integração social e bem-estar sem custos adicionais. Por enquanto, o NotreLife 50+ está disponível apenas em Sorocaba e Jundiaí, mas em breve vai expandir para outras cidades.

 

E para você, o que significa envelhecer?

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Marconi Luckas - Sede

Parabéns pelo artigo, achei muito interessante a forma como o tema foi abordado.

Nancy Frias de Medeiros Franca - Angelica

Envelhecer pra mim significa passar pela vida e trazer consigo as experiências, o aprendizado, as alegrias e as dificuldades e viver o que se tem pra viver com sabedoria e alegria. Penso que devemos cuidar da vida, cuidar da saúde e viver com alegria e pedir a Deus saúde.

Ivanilde dos Santos - Hospital samaritano

Programação de ferias

Marta Julia Alves - Liberdade - Home Office

Me cuido e não sinto nada.Aos meus 53 anos de idade me sinto em ótima forma fisicamente e mentalmente. Tenho um ótimo sono (de pelo menos 8 horas seguidas), não sei o que é uma dor, nem calor, nem cansaço.

Alex - Call Center Lierdade

Envelhecer é descobrir que toda uma vida valeu a pena! É ser acolhido e respeitado por seus entes e ter a segurança de que não está sozinho.

suzel - guarulhos

GNDI tem desenvolvido um ótimo trabalho. O processo de envelhecimento e muito mais positivo quando encontramos aliados em nos mesmos, espirito jovem e muita determinação.

DEBORA AMORIM SILVA DE DEUS - UTI CARDIOLÓGICA

ACREDITO,QUE ENVELHECER É UMA BENÇÃO QUE POUCOS CONSEGUE CONQUISTA ,PRINCIPALMENTE QUANDO ENVELHECEMOS COM SAÚDE,ESPERO TER ESSA OPORTUNIDADE DE CHEGAR NUMA VELHICE COM SAÚDE E PODENDO PASSAR AO LADO DAS PESSOAS QUE EU AMO .

SUZIANE XAVIER ARAUJO - Osasco Itabuna

Envelhecer para mim e participar de um mundo cheio de descobertas , e ter passado por experiências incríveis e ainda estar de pé para servir de exemplo para os jovens .

dalvenice - hospital salvalus uti neo

dores musculares ,menopausa muito ruim.