Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 18 ago 2021

..

Alívio no bolso

Confira dicas para economizar energia em tempos de alta na tarifa

O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) estimula há anos práticas sustentáveis dentro da Companhia. Em 2021, o GNDI anunciou um contrato com a EDP, multinacional que atua em todos os segmentos do setor elétrico, para a implantação de quatro usinas solares fotovoltaicas, com o objetivo de garantir o abastecimento de 60 Centros Clínicos da empresa. Ações assim gerarão, em apenas um ano, uma economia de R$ 1,2 milhão na fatura de energia e mostram que estamos no caminho certo como empresa na busca por opções mais sustentáveis e alinhadas com a preocupação global de escassez de recursos.

Em um ano que o Brasil vive uma situação delicada de crise hídrica, com reflexo no fornecimento de energia elétrica e ativação da bandeira vermelha, se faz necessário repensar dentro de casa também esse consumo, seja por questão de sustentabilidade, mas também financeira.

 - Colaboradores do GNDI contam o que fazem para economizar
Nós conversamos com alguns colaboradores do GNDI para saber o que eles têm feito para economizar nesse momento atípico. Matheus Amador, assistente administrativo na Sede do GNDI, em São Paulo, trocou todas as lâmpadas de casa para LED, o que ajudou bastante nas contas.

"Agora estou de férias e fizemos uma viagem em família. Minha casa está vazia, então, retiramos todos os aparelhos da tomada e deixamos apenas a geladeira ligada no modo mínimo para refrigerar os alimentos. Em épocas de calor, tomamos banhos com chuveiro desligado e, no inverno, tomamos banhos rápidos", conta Matheus.

Cintia Moura Bastos, assistente administrativa do Centro Médico São Gabriel (SP), explica que opta por tomar banho fora do horário de pico, entre 6h e 16h, para reduzir o efeito na conta de luz. Além disso, também deixa fora da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados e substituiu parte das lâmpadas por LED.

"Quando vou lavar roupas, deixo acumular uma quantidade suficiente para encher a máquina. Com ferro elétrico, também espero juntar uma boa quantidade para passar tudo", conta.

Algumas outras dicas simples podem ajudar a economizar no consumo. Confira:

 - Aproveite a luz natural
O ideal é que não seja preciso acender as luzes durante o dia. Assim, vale usar cortinas translúcidas, por exemplo, que ajudam a manter certa privacidade sem ter que ligar as lâmpadas. O uso de vidros e de espelhos para refletir a luminosidade também é uma boa estratégia para economizar energia.

 - Cores claras nos ambientes
A escolha das cores na decoração ajuda muito quando o assunto é economizar energia em casa. Por isso, vale a pena apostar em cores claras, que deixam os espaços naturalmente iluminados. Um ambiente clean, em todos os aspectos, favorece a iluminação natural e, de quebra, promove a amplitude do espaço, principalmente se contar com a dica anterior dos espelhos e vidros.

 - Lâmpadas fluorescentes ou de LED
Trocar as lâmpadas incandescentes pelas versões de LED, ou fluorescentes, ajudam a economizar na conta de luz. As de LED, apesar de mais caras, duram o triplo do tempo das fluorescentes e consomem pouco mais da metade de energia. É um ótimo custo-benefício.

- Menos tempo no chuveiro elétrico
Sabemos que é inverno, mas se possível mantenha a chave do chuveiro na posição de "verão", algo que pode gerar uma economia de até 30% na maioria dos produtos do tipo. Além disso, "planejar" o banho pode ajudar a diminuir os minutos, algo muito eficaz no balanço do fim de mês.

- Regule sua geladeira frequentemente
O consumo da geladeira está atrelado à intensidade do termostato, porém, uma geladeira bem vedada também consome menos energia. Por isso, fique de olho em como as borrachas de vedação estão fechando as portas, já que elas isolam o interior do seu eletrodoméstico e impedem essa troca de calor. Também é importante deixá-la longe de fontes de calor, como micro-ondas e fogões.

E você, tem alguma dica de economia de energia para compartilhar? Conte para a gente!

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Eulalia Castilho - HMNSR

Gostei de saber das dicas, algumas nós em casa praticamos, a do banho lá em casa sempre após às 21:30 Hrs.

anderson machado - cc diadema

ótimas dicas ainda mais agora na bandeira vermelha patamar // , vamos tentar reduzir o consumo !

carina de souza silva - Hospital Sao Bernardo do Campo

Gostei da dica do banho ( vou colocar em prática )

Nilce - sede

Que legal Matheus, é nesses pequenos detalhes que conseguimos ver o reflexo dessa economia.

Bruna Kiloá Vicente Mathias - Sede,867

Uhhhhhhl! Orgulho do nosso Cipeiro!As dicas do Matheus são ótimas e algumas já aplico.Curti tbm a dica da Cintia de tomar banho fora do horário de pico, confesso que eu falhava nessa rs

Kátia Cristina Lopes da Silva - Paulista -Central

"Faço o possível para economizar .Lavo a roupa duas vezes na semana e ajunto a roupa e passo a roupa uma vez só na semana .Fiz a troca da fiação elétrica e troquei os lustres e coloquei as lâmpadas de Led.Está dando resultado .Espero economizar mais "

IZAIAS JUNIO DE ALCANTARA PEREIRA - HOSPITAL E MATERNIDADE DE GUARULHOS

Gostei de todas essas dicas, vou aderir algumas.Obrigado.