Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 18 ago 2021

..

Como equilibrar vida profissional e lazer

Veja como duas colaboradoras do GNDI fazem para dosar o tempo dedicado à carreira e aos momentos de descanso

Ao terminar o seu turno de trabalho, você consegue mudar o foco rapidamente e curtir o descanso? Isso deveria ser simples, mas não é. Geralmente, a mente continua conectada às tarefas pendentes, ao problema ainda não solucionado, ao prazo apertado etc.

Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é desafiante, porém altamente necessário. Esse objetivo está diretamente relacionado à qualidade de vida e ao bem-estar físico, mental e emocional - e tudo isso ganha ainda mais importância nesse mundo digital, cada vez mais conectado e que exige velocidade e assertividade em tudo o que fazemos.

Roberta Cristina da Silva Reis é auxiliar administrativo do Hospital NotreCare Rio, na capital fluminense, e tenta separar da melhor maneira esses dois momentos da vida. "Procuro não misturar os pensamentos. Quando estou no trabalho, me dedico 100%; e quando estou em casa desligo e foco em mim e na minha família. Acho importante para ter uma saúde mental e emocional. Tudo na vida tem que ter equilíbrio", destaca, ao acrescentar que gosta de relaxar vendo filmes e séries, lendo livros e passeando.

É preciso ter tempo e energia para se dedicar à carreira, assim como é preciso ter tempo e energia para se dedicar a projetos pessoais, família, lazer e vida social. Uma maneira de equilibrar essa balança é ser organizado com a rotina de trabalho, estabelecer prioridades, focar em fazer uma tarefa de cada vez e evitar o uso constante de "ladrões de atenção", como redes sociais, aplicativos de mensagens e mexer no celular.

Renata Silva da Rosa, recepcionista ambulatorial do Centro Clínico Pinhais, no Paraná, aposta em hobbies e atividade física para relaxar. "Gosto de caminhar com meu marido após o trabalho e fazemos lives todas as terças-feiras falando sobre futebol, que é minha paixão. Também acompanho campeonatos, vou visitar familiares e, como eu e meu marido temos uma pequena empresa de brindes, ocupamos a mente tendo novas ideias de produtos", diz.

Para Renata é essencial dosar a carreira e o lazer. "A vida se torna um caos se não souber equilibrar. A dedicação ao trabalho é gratificante, mas é importante esquecê-lo um pouco quando acaba o seu horário. E isso também vale para vida pessoal", avalia.

Dicas para conciliar vida profissional e pessoal:

- Não deixar a rotina de trabalho interferir nos momentos de lazer;

- Evitar levar problemas do trabalho para casa;

- Cumprir a jornada de horas, sem se alongar depois do expediente;

- Se estiver em home office, respeitar os horários e pausas, como se estivesse na empresa

- Tirar férias e se beneficiar de dias de descanso;

- Organizar as tarefas diárias, escrevendo-as em uma agenda;

- Manter o foco naquilo que está fazendo e fazer uma tarefa de cada vez;

- Conhecer e respeitar o próprio limite.

Conta aqui nos comentários: como você faz para equilibrar a vida profissional e os momentos de lazer? 

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Angelica Aparecida de Almeida - Cemac Barra Funda

Eu procuro sempre me distrair, tenho o costume de ir a teatros, cinemas, ao shoppings , viajo sempre que possível, principalmente em minhas férias. Quando estou em casaacesso com frequencia a internet, assisto programaçoes em Espanhol, porque eu falo o Castelhano há mais de 20 anos. No trabalho, eu tenho o foco total, nas tarefas desempenhadas.Devemos ter essa atitude para vivermos melhor.

Vinicius Cesario - CC Bandeirantes Mauá

Dicas super interessantes!!! É importante termos conhecimento dessas informações, saber dividir o lado profissional do lado pessoal é essencial para um bom equilíbrio mental. Procuro sempre separar o trabalho das minhas atividades pessoais como a faculdade, desenhos, exercícios e família.

Anacélia - Notrelabs Arujá

Como conciliar trabalho, lazer e estudos?Organize a sua rotina. ...Invista em produtividade. ...Defina prioridades para não ficar sobrecarregado. ...Cuide da sua saúde física e mental.

Juliana Albuquerque Abelaneda Martins - Regional Sorocaba - Marketing

Adorei as dicas, escrever na agenda as atividades diárias é uma ação que faço há anos e me ajuda muito a organizar a rotina do dia a dia.

Alessandra Pereira - Hospital Salvalus

Consigo me equilibrar bem, entre trabalho, família e estudo. Não levo problemas do trabalho para casa, e nem de casa para o trabalho. Após o trabalho me dedico a minha família, juntamente com o laser que é fundamental para a nossa saúde emocional.

Claudineia - Cruzeiro do sul

Nunca misturo trabalho com descansoQuando estou no meu trabalho me dedico máximo ao meus clientes, procuro sempre ser bem organizadaAgora quando estou em descanso gosto de cozinharFazer bolo pro meus filhos passear com cachorro limpar minha casa ,nas minhas férias amo pintar a casa deixar ambiente diferente e confortável

Denis Willians Queiroz - Hospital Santana

importante separar o pessoal do profissional. Focar no trabalho e também reservar momentos de lazer.

Maria Alcinete Moura Cabral - NOTRECARE ABC _ SBC

AUTO CONTROLE, DOMINIO PROPRIO, PRIORIDADES SÃO CARACTERISTICAS QUE DEVEMOS LEVAR NO NOSSO DIA-A-DIA. SEJA COMO PROFISSIONAL, MAE, ESPOSA E AMIGA.

BRUNA KILOA VICENTE MATHIAS - Sede - N°867

Uhhhhul! Maravilhosas já anotei umas dicas

Mirian Souza - Hospital Guarulhos

Ótimas dicas! Tudo na vida é manter o equilíbrio ...