Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 24 ago 2021

..

Agosto Dourado: veja a importância da amamentação

O leite materno possui todos os anticorpos que o bebê precisa nos primeiros dias de vida

Você sabia que agosto é o mês de incentivo à amamentação? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef, cerca de 600 mil vidas são salvas por ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até os seis meses do bebê. Para celebrar este mês, o Programa Mãe Coruja - ação voltada para colaboradoras gestantes - criou uma cartilha com todas as informações sobre amamentação e introdução alimentar.

Agosto Dourado ganhou essa cor em referência ao "período de ouro", os mil primeiros dias de vida - ou primeiros dois anos - da criança, em que a amamentação é essencial. Do dia em que nasce até os seis meses, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente o leite materno; desse período até os dois anos, funciona como um alimento complementar.

Com nutrientes únicos que não são encontrados em mais nenhum alimento, o leite materno é essencial para a saúde da criança. Composto por açúcares, gorduras, proteínas e bactérias boas, proporcionam todos os anticorpos que o bebê precisa. Embora tenha aparência de fraco, pois é mais ralo, o "colostro", leite produzido nos primeiros dias após o parto, é o mais forte e possui anticorpos da mãe contra doenças comuns na infância, como as alergias alimentares.

O leite materno proporciona diversos benefícios para o bebê e para a mãe, como ajudar no desenvolvimento da face e fortalecer o laço afetivo entre a mulher e o recém-nascido. Segundo a cartilha, a amamentação exclusiva ainda pode evitar diarreia, infecção respiratória, diminuir risco de alergia, hipertensão, diabetes e colesterol alto e reduzir as chances de obesidade.

É importante ressaltar que, embora o leite materno seja eficaz para prevenir diversas doenças, é importante levar o bebê para tomar todas as vacinas necessárias indicadas pelo Ministério da Saúde e pelo pediatra.

Mãe Coruja

O GNDI promove o Programa Mãe Coruja desde março de 2020. Todas as colaboradoras gestantes e em pós-parto de São Paulo e Rio de Janeiro podem participar da iniciativa a qualquer momento - basta entrar em contato com a área da Saúde Ocupacional. Além deste benefício, todas as colaboradoras têm acesso a hospitais da Rede Própria do Grupo, que contam com o Selo Amigo da Criança.

Para acessar a cartilha completa sobre gestação e alimentação do bebê, clique no link.

E você, já conhecia os benefícios da amamentação?

Você também pode participar. Deixe seu comentário: