Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 03 set 2021

..

Projeto Optimus entra em fase de homologação

Saiba o que isso significa e qual a importância dessa etapa que antecede a implementação

O GNDI está passando por um importante processo de transformação digital com o Projeto Optimus. A implantação desse novo sistema é composta por diversas fases e uma delas é a homologação, que está prestes a iniciar.

A gerente de sistemas Maria Teresa Laura Alves explica que a etapa de homologação pode ser comparada ao ato de afinação de um piano, pois nessa fase é feita a checagem do funcionamento do sistema Top Saúde. "Temos o compromisso de detectar e corrigir erros; discutir, negociar e combinar soluções de contorno, quando necessárias; e assimilar e compartilhar conhecimento sobre as funcionalidades do Top Saúde e suas integrações com outros sistemas para viabilizar a implementação bem-sucedida do Projeto Optimus", diz.

Portanto, durante a homologação, verifica-se tudo o que foi providenciado nas diversas frentes do projeto, como:

1 - Migração dos dados dos sistemas legados;

2 - Melhorias e customizações acordadas;

3 - Integrações satélites com os demais sistemas do GNDI e de empresas parceiras;

4 - Convivência com os sistemas legados que migrarão somente nas próximas ondas do Projeto Optimus;

5 - Adoção de ferramenta de workflow para registro e controle de solicitações entre as diversas áreas do GNDI.

No estágio atual, estão sendo cumpridas as atividades previstas da pré-homologação, ou seja, há um esforço para documentar os problemas encontrados e avançar a cada rodada de testes. Em seguida, a etapa completa de homologação deve consumir nove semanas de trabalho, devendo ser concluída em outubro.

Maria Teresa informa que essa é uma ótima oportunidade para que juntos (key users, products owners, analistas de sistemas e consultores) executem todas as funções do Top Saúde e as integrações previstas, checando e discutindo os resultados e dando segurança para avançar rumo à etapa de implantação.

Ao longo de todo esse processo, muitos aprendizados são assimilados pela equipe, como a disciplina em documentar os problemas encontrados e os avanços alcançados, encontrar novas soluções (quando necessário) e adquirir e compartilhar conhecimento. "Minha avaliação desse processo é muito positiva. As rodadas de testes e as reuniões dos squads demonstram claramente o empenho de todos da equipe em discutir e resolver os problemas e as pendências existentes", conclui a gerente de sistemas.

Você está acompanhando a implantação do Projeto Optimus? Compartilha a sua opinião aqui nos comentários.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

CLEONICE OLIVEIRA PRADO - SALVALUS

COM CERTEZA ,SÓ ESTAMOS APENAS INICIANDO UM CICLO, DE MUITOS OUTROS, CONHECIMENTO APRENDIZADO E JUNTAMENTE EM EQUIPE, CADA DIA PODEMOS SER, MELHOR EM NOSSO TRABALHO.

Roseli dos Santos - Hospital salvalus

Mais um ciclo da vida profissional se abrindo