Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 14 set 2021

..

Os benefícios da hortoterapia

Lidar com as plantas é terapêutico e oferece sensação de bem-estar. Veja como é fácil criar um cantinho verde em casa.

O contato com a natureza oferece inúmeros benefícios ao corpo e à mente, pois é uma forma de relaxar, recarregar a energia, aliviar a tensão e diminuir a ansiedade. Essa proximidade com o verde pode acontecer de diversas maneiras, desde a contemplação da paisagem até colocando "a mão na massa" para fazer o plantio e a manutenção do espaço.
 
A segunda opção, sem dúvida, oferece resultados mais satisfatórios e prolongados, sendo reconhecida como um tipo de terapia ocupacional, que ganhou o nome de hortoterapia. A sua prática fortalece a autoestima, promove a sensação de ser útil, estimula o aprendizado de algo novo e melhora o foco e o bem-estar. Revolver a terra, plantar, adubar e regar são atividades que desligam a mente de problemas diários e dão prazer.
 
Ademais, o uso da vegetação está bastante associado à beleza estética dos ambientes, à revitalização e à sensação acolhedora. Melhor ainda é a facilidade de adaptação do cultivo de acordo com o espaço disponível. Em casas com quintais, os canteiros podem ser maiores; em apartamentos ou locais pequenos, é possível trabalhar com vasos e jardineiras. 
 
Nesse sentido, temperos e hortaliças são ótimas pedidas porque se desenvolvem em ambientes compactos e ainda podem compartilhar o mesmo recipiente. Com exceção da hortelã, que não deve ser plantada junto com outras espécies porque suas raízes se alastram e acabam prejudicando as ¿vizinhas¿. 
 
Aqui estão alguns temperos e hortaliças que podem dividir o mesmo vaso por possuírem necessidades de cultivo semelhantes: 
 
  • Alecrim, sálvia e tomilho;
  • Coentro, salsa e cebolinha;
  • Manjericão, orégano e manjerona;
  • Alface e cenoura; 
  • Manjericão e tomate;
  • Alface, rúcula e rabanete;
  • Pepino e rabanete;
  • Acelga e repolho;
  • Beterraba, cebola e brócolis.
 
Se o espaço é um pouco maior e recebe bastante iluminação solar, uma opção é apostar em árvores frutíferas de pequeno porte que se adaptam ao cultivo em vasos ou pequenos canteiros. Veja algumas dicas:
 
Pitanga
Típica de clima tropical, vai bem em todas as regiões do Brasil. Para garantir frutos, é importante regar todos os dias e receber bastante sol direto nas folhas. Como cresce até 2 m de altura, precisa de um vaso grande. Um bônus para quem cultivar pitangueira: a visita frequente de pássaros, que se alimentam dos seus frutos.
 
Jabuticaba
Precisa de um vaso com, no mínimo, 50 cm de profundidade para que as raízes possam se desenvolver. Gosta de receber sol diariamente para crescer saudável e a rega deve ser em dias alternados ou todos os dias, dependendo da umidade do solo. 
 
Limão
O limoeiro tem espinhos no caule, então é preciso atenção com crianças e animais domésticos. Por outro lado, é uma das frutíferas mais resistentes ao cultivo doméstico. Seu crescimento é rápido, necessitando de irrigação três vezes por semana e receber sol direto de manhã ou à tarde.
 
Morango
É uma planta rasteira, que pode ser utilizada como forração em outro vaso com frutífera ou algum arbusto ¿ desde que tenham as mesmas necessidades hídricas e de solo. Tem um cultivo mais delicado e se adapta muito bem a regiões de clima ameno. Precisa receber o sol da manhã ou do final da tarde, além de ficar em solo levemente umedecido, mas não encharcado.
 
Amora
Não é exigente em relação ao solo, ao contrário do que acontece quanto à água: precisa ser regada, no máximo, duas vezes por semana. Gosta de luminosidade abundante e pode ser plantada em vasos profundos com 40 cm de diâmetro. 
 
Você tem um cantinho verde em casa? Comenta aqui quais espécies você cultiva.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

SONIA MARIA MARTINS DA SILVA - REGIONAL JUNDIAI

GOSTO DE PLANTAS. TENHO ALGUMAS. GOSTEI DA MATERIA.

Isabel Aparecida Loschi - Jundiai

muito bom

Marina Collela Clemente - Sede SP

Cultivo orquídeas e cuido e coleciono violetas.Tenho pouco espaço, mas organizo com carinho.

Eliane alexandre da silva nascimento - qualivida higianopolis

Olá gostei muito da pauta que escolheram para o cultivo e cuidado com plantas. Eu sou totalmente apaixonada tenho muitas e vivo incentivando os meus amigos e todos ao meu redor que temos muitos benefícios cuidado e usufruindo delas sempre procuro saber mas sobre esse universo e pretendo cada vez mais saber e ate mesmo orienta na medida que posso tenho plantas em todos os cômodos da minhas casa e me faz muito bem viva o verde .

MAYRA - CC OSASCO

AMO PLANTAS FLORES , POREM ACOMO NAO TENHO ESPACO EM CASA HJEU TENHO ALGUMAS PLANTAS SUCULENTAS E CACTO . E OUTRAS

Fatima Ap da Silva - notridame intermedica divimopolis

bom dia .cultivo varias plantas Tenho um pomar com as arvores frutiferas. Um espaço para as ervas da fitoterapia ,chás muito bom para saúde fisica mental . O jardim de variedades de flores e rosa horquidias. E tambem as hortaliças cheiro verdes udo que amo contato com a terra . A natureza é realmente perfeita.

Elenita Torres - Guarulhos

Tenho um jardim com árvores frutíferas ( abacate, limão cravo, limão siciliano, jabuticaba, goiaba, abacaxi, laranja, banana, cereja nativa... ) adoro acordar com o barulho do mar e o canto dos passarinhos.

Luciana Maicrovicz - PS BARUERI

Tenho um espaço, que cultivo algumas hortaliças, como alface, cebolinha, salsinha, espinafre, alho poro, manjericão, eu amo lidar com a terra, tenho muito prazer em plantar e colher. Sem falar nos benefícios para saúde minha e da minha família.

Kenira - PS Anália Franco

Amei este texto !!! Sou apaixonada por plantas!!!Tenho várias!!!

BRUNA KILOÁ VICENTE MATHIAS - SEDE, 867

Aqui em casa temos amora e cebolinha uhhhmMas quero muito mais.