Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 29 set 2021

..

Ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo

Confira algumas ações promovidas pelos Agentes de Comunicação em Unidades de MG, PR e SP

Setembro Amarelo é uma data já conhecida das pessoas para tratar um assunto importante: a prevenção ao suicídio. Pensando nisso, os Agentes de Comunicação do GNDI realizaram algumas ações para chamar atenção à data, que reforça a importância da saúde mental.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019, quando foram registrados 12.745 casos. Os Estados que apresentaram maior número, repetindo o ano anterior, foram São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre, nessa ordem.

"Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo. Um local de trabalho considerado 'ruim' ou 'negativo' pode afetar diretamente na saúde mental dos indivíduos", conta a Dra. Patricia Rondello Mariano, coordenadora de Promoção da Saúde e Nutrição do GNDI.

Ações nas Unidades do GNDI

  • No Bio Imagem, em Divinópolis (MG), a equipe de colaboradores criou um mural em que todos eram convidados a deixar mensagens positivas e de valorização da vida para os seus colegas de trabalho. A iniciativa foi muito bem recebida e contou com grande participação do time do GNDI.
     
  • Já o Hospital Santa Mônica, em Divinópolis (MG), criou a sua 'Árvore da Vida'; -  uma iniciativa que foi decorada com balões amarelos e mensagens positivas. Vale ressaltar que a instalação foi feita na área de registro de ponto, justamente para chamar a atenção do maior número possível de colaboradores. Os agentes Alessandro Luiz dos Santos e Carlos Felipe Avelar foram os responsáveis por idealizar e montar a ambientação.
     
  • Izaias Pereira e Miriam Costa, agentes do Hospital e Maternidade Guarulhos (SP), apoiaram a divulgação de um "cantinho do desabafo" na Unidade. Com uma decoração remetendo à cor do Setembro Amarelo, o espaço foi cercado de mensagens positivas e informações sobre a data. No local, os colaboradores eram convidados a desabafar e colocar suas preocupações em uma "caixinha do desabafo".
     
  • Ambulatório Bandeirantes, em Londrina (PR), também fez um painel do Setembro Amarelo. Na parede, foram incluídas mensagens otimistas e muitas informações de saúde mental e prevenção para trabalhar o tema junto aos colaboradores do GNDI.


Importância de discutir a saúde no ambiente de trabalho

Conforme ressalta a Dra. Patricia, apesar das evidências, ainda tem quem acredite que saúde mental é fraqueza. Ainda existe tabu sobre assunto e o medo de perder o emprego por expor sua saúde mental, por exemplo.

"Acolher o colaborador e ajudá-lo a cuidar de seu psicológico melhora o clima organizacional da empresa. Tornar o ambiente saudável aos colaboradores faz com que aumente o seu engajamento e produtividade. O cuidado com a saúde, mental e física dos colaboradores precisa fazer parte da cultura organizacional das empresas, com programas de escuta e acolhimento", afirma.

Você compartilhou com a gente os seus anseios e desafios neste mês? Conta nos comentários como foi essa experiência!

 

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

PRISCILA MARIA DE ANDRADE - HOSPITAL SANTANA. MOGI DAS CRUZES.SP

EXCELENTE. MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, DEPOIS DE UM ANO DIFICIL DE PANDEMIA.

Bruna Kiloá Vicente Mathias - Sede,867

Todos estão lindos ... no entanto o Santa Mônica encheu meus olhos! Parabéns meninos.