Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 05 out 2021

..

Coração: veja como cuidar do seu

Estilo de vida saudável pode prevenir doenças cardíacas

Responsável por fazer com que o sangue circule por todos os órgãos do corpo, o coração é um dos principais agentes para o funcionamento do organismo. Por outro lado, ele é o mais atingido pelo estilo de vida desregrado, com má alimentação, vícios, sedentarismo e estresse. Para conscientizar a população sobre os cuidados com este órgão tão importante, foi instituído o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.

Segundo Matheus Bueno de Moraes, coordenador médico da Cardiologia Medicina Preventiva, existem doenças cardiovasculares que podem ser evitadas, como a hipertensão, dislipidemia, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca, além de doenças coronárias - o infarto no miocárdio, por exemplo.

O especialista comenta que o cuidado com o estilo de vida é a melhor forma de prevenção. "É preciso ter hábitos saudáveis, manter uma alimentação balanceada, não se exceder no consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, praticar atividades físicas, dar atenção à saúde emocional e realizar consultas preventivas".

O acompanhamento médico também deve ser frequente, principalmente para quem está dentro do grupo de risco ou possui histórico familiar de doenças no coração. No entanto, a visita ao cardiologista é essencial quando há sintomas de que algo está errado. "Os principais sintomas que podem indicar doença cardiovascular são dor no peito, cansaço aos esforços, coração acelerado e perda de consciência", cita.

Moraes diz que não há uma idade certa para começar a fazer exames preventivos, mas "se a pessoa tiver algum fator de risco, deve iniciar uma rotina de exames precocemente a fim de realizar o controle dos fatores de risco com brevidade".  Entre os fatores que contribuem com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares estão hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo - o cigarro, inclusive, é a principal causa de morte evitável. 

Para promover os cuidados necessários aos colaboradores, o Grupo NotreDame Intermédica oferece atendimento especializado para a saúde do coração em centros clínicos, unidades de Medicina Preventiva e hospitais da Rede Própria. Para agendar uma consulta, basta acessar o aplicativo ou portal GNDI Easy, ou entrar em contato com a central de agendamento.

E você, está cuidando bem do seu coração?

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

SONIA MARIA MARTINS DA SILVA - REGIONAL JUNDIAI

OTIMO. GOSTEI .

Bruna Kiloá Vicente Mathias - Sede, 867

Nosso coração é a maior preciosidade. Cuidemos dele e da mente!

SUELI - NEO

UMA OTIMA MATERIA PARA ESCLARECIMENTO

PRISCILA MARIA DE ANDRADE - HOSPITAL SANTANA. MOGI DAS CRUZES.SP

EXCELENTE MATERIA.