Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 08 dez 2021

..

Atualizações sobre a jornada do Projeto Optimus

Algumas etapas demandaram mais tempo do que o estimado e foram feitas várias customizações

O Projeto Optimus oferecerá o suporte necessário para o GNDI crescer. Por meio dele, está acontecendo a implantação do sistema Top Saúde, uma ferramenta robusta que integrará dados de todos os setores da empresa. "Por ser uma companhia grande e com alto volume de transações, é preciso uma ferramenta dessa natureza. Os sistemas utilizados atualmente não apresentam a flexibilidade necessária para continuar crescendo na velocidade e na proporção que a empresa está expandindo", explica Danilo Barbosa, diretor financeiro do GNDI.

Durante o processo de desenvolvimento e implementação do Projeto Optimus, a equipe se deparou com alguns fatores que impactaram no cronograma e exigiram que o prazo de finalização fosse alterado.

A implementação da nova solução é trabalhada por ondas. O atraso está relacionado às ondas 1 e 2 (focadas no cadastro dos beneficiários e no faturamento), mas tem efeito colateral nas etapas seguintes. "Na prática, o go-live das ondas 1 e 2 está previsto para março, enquanto as ondas de 3 a 5 serão concluídas até o final de 2022", diz Danilo Barbosa.

Alguns dos impactos no cronograma foram gerados pelo atraso no desenvolvimento do novo portal empresa e pelo Vendas PME em Salesforce - que será utilizado pela equipe comercial e pelos corretores de saúde -.

Além disso, a organização prévia dos dados é um pré-requisito para iniciar o uso da nova ferramenta de forma eficiente. "Tivemos um preparo muito grande de integrar todos os nossos cadastros. Esse saneamento e o grande volume de dados demandaram mais tempo que o estimado para serem trabalhados", resume o diretor financeiro.

Outro ponto que impactou o cronograma inicial foram as várias customizações no novo sistema, específicas para atender o GNDI. As definições demandaram muitas horas de análise e discussão de toda a equipe envolvida no projeto, além da submissão para aprovação pelo Grupo Gestor. Esta última etapa de aprovação busca garantir que não estejamos customizando a solução por uso e costume do GNDI e sim seu direrencial competitivo.

Depois de prontas, houve um período de testes para confirmar se de fato estavam desempenhando o papel planejado.

"O atraso tem impacto financeiro e na expectativa dos colaboradores. Mas, por outro lado, abrimos uma possibilidade de garantir testes mais precisos e até rodar uma simulação na nova ferramenta, como se estivéssemos usando-a realmente. Isso dá um conforto maior parago-live. Vamos 'virar a chave' com menor preocupação e com menor chance de erros. É como se fosse um test-drive para a ferramenta funcionar de forma estável e como foi planejada", ressalta Danilo Barbosa.

Todos esses contratempos trouxeram ensinamentos: a equipe está cada vez mais assertiva nas solicitações de ajustes customizados para o GNDI e também no desenvolvimento desses recursos. Foi uma lição aprendida. "Trabalhamos por processo e não por departamento, o que extingue fronteiras e eleva a qualidade do serviço. Dessa maneira, adquirimos uma visão mais ampla de como funciona a companhia. Está sendo muito enriquecedor", destaca o diretor financeiro.

A partir de março serão iniciadas as ondas 3 e 4, que envolvem o Contas Médicas, e a onda 5, que trabalhará o segmento de Odontologia - que  passarão pelos mesmos processos das ondas de 1 a 4 - Saúde. Com isso, a gestão de Saude e Odonto do GNDI deixarão de ter sistemas separados e farão parte de uma plataforma única.

 

Você está acompanhando a evolução dessa implantação? Conta aqui nos comentários.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Eder Gomes - PSUA Osasco

Ok, pela introdução parece ser um projeto muito grandioso pelo tamanho da GNDI, mas o que realmente é o projeto???Se trata de uma padronização e unificação de sistema de todas as unidades??? Um único sistema para gerir tudo????Fiquei com essa dúvida...Se a ideia ou projeto for esse, então é grandioso mesmo...Estou torcendo para dar certo...

Decio - hcbc sul, baln.camboriú

Realmente necessário, para um crescimento exponencial, no que depender já me encontro a disposição !

Elaine Augusta Christovam Teixeira - Regional ABC -Domo

Projeto que esta agregando nos processos gestão, tecnológicos e na construção de equipes é enriquecedor.

Ilma Pereira de melo - São Bernardo do campo

Ótimo

Alexandre Fernandes - Sede Paulista, 866

Estamos trabalhando duro para apoiar a empresa a alcançar suas metas de expansão e na missão de tornar saúde de qualidade acessível a geração de Brasileiros.