Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 09 dez 2021

..

Compras em brechó: vale apostar nessa ideia?

São muitos os benefícios de garimpar lojas de usados. Duas colaboradoras do GNDI compartilham suas experiências.

Comprar em brechós vai muito além da economia na hora de renovar o guarda-roupa. Essa prática está relacionada ao consumo consciente, pois colabora para a redução do uso de energia, água e aditivos químicos utilizados na fabricação das peças. Ou seja, a sociedade, o meio ambiente e o seu bolso são grandes beneficiados.

Esse tipo de comércio vem sendo bastante incentivado e o número de adeptos cresce cada vez mais. Amanda Barbosa Tanajura Carvalho, auxiliar administrativo do Centro Clínico Doutor Santos - Montes Claros, é uma dessas consumidoras "viciadas". Motivada pela curiosidade, sua primeira compra em loja de usados foi um sapato, em 2012. A partir daí, não parou mais.

O maior foco de Amanda são perfumes, sapatos, bolsas e algumas roupas. "Compro em brechós on-line devido à comodidade. Recebo em casa e quase sempre pago metade do preço. Tem produto muito bom e alguns são de marcas importadas, que na loja custam um absurdo. Consigo comprar produto bastante conservado, original e de forma mais barata", afirma.

Mas ainda há quem prefira a tradicional loja física de usados. É o caso de Renata Casalotti Mascher, colaboradora da Central de Atendimento - Internação São Paulo, que vai a brechós desde 2016 em busca de artigos para ela e para os filhos. "Há cinco anos passei por uma situação difícil pessoal e financeira. Como eu precisava comprar coisas para meus filhos, conheci brechós de igrejas e percebi que era possível pagar um preço mínimo e ter qualidade", conta.

Os tempos conturbados ficaram para trás, mas Renata segue com o hábito de atualizar o guarda-roupa gastando pouco. Uma das compras que ela comemora foi o vestido de festa usado na formatura do filho na pré-escola e, também em um casamento.

No entanto, nem todas as compras de Renata foram bem-sucedidas. "Junto com o vestido de festa comprei uma sandália fantástica, porém eu não sabia que se o sapato fica muito tempo sem uso pode se danificar. O solado da sandália descolou no meio da festa de formatura, antes de subir ao palco e dançar a valsa. Fiquei descalça o evento inteiro, mas com muita alegria nós comemoramos e dançamos. As pessoas têm muita vergonha em falar sobre compras em brechó. Se para alguns é tabu e preconceito, para nós essas experiências são motivo de orgulho", diverte-se.

A colaboradora Amanda também incentiva esse tipo de consumo. Sem contar a satisfação de encontrar um produto desejado por um precinho que cabe no bolso. "Minha melhor compra foi um perfume importado de uma marca famosa. Estava novo e havia sido usado somente para sentir a fragrância. Paguei menos da metade do valor original, só um preço simbólico para não entregar de graça", comenta.

 

Dicas para comprar em brechós

  • Observe atentamente o estado de conservação das peças;
     
  • Evite comprar por impulso apenas pelo preço;
     
  • Não tenha preconceito. Para quebrar esse tabu, uma dica é começar comprando acessórios e depois roupas e sapatos;
     
  • Fuja de itens da moda;
     
  • Vá com tempo e paciência, pois é preciso garimpar;
     
  • Experimente as roupas e confira o caimento;
     
  • Tenha consciência do seu guarda-roupa e do seu estilo para evitar adquirir peças que não serão usadas.

 

Qual a sua opinião sobre comprar em brechós? Compartilha aqui sua experiência.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

DANIELA MARTINS LIMA - LABORATORIO HOSPITAL SANTANA

GOSTO TANTO DE BRECHÓS QUE ACABEI ABRINDO UM A DOIS ANOS. COMPRAR EM BRECHÓ ALEM DE SER UM CONSUMO CONÇIENTE ,TAMBEM E UMA OPÇÃO DE MODA SUSTENTAVEL E COOPERA COM O MEIO AMBIENTE . MEU BRECHÓ AS PECAS SÃO LAVADAS HIGIENIZADAS E ESTERELIZADAS E COM PREÇO QUE CABE NO BOLSO ,PAGAR BARATO POR UMA PEÇA SEMI NOVA AS VEZES DE GRIFE OU DE UMA MARCA MUITO FAMOSA E UM CONSUMO CONSCIENTE

CELIA REGINA - 40

NAO VEJO PROBLEMA , GOSTO DE COMPRAR EM BRECHO , FORMA DE ECONOMIA E RECICLAR RSRS..O QUE NAO SERVE PAR UNS... SERVE PARA OUTROS..

ANGELITA - LIFE CENTER

GOSTO DE COMPRAR EM BRECHÓ PELO PREÇO E MUITAS VEZES TEM QUALIDADE

Vanusa Gomes dos Santos - Intermédica São Gonçalo

Amo comprar em brechó.

LIZETE ALVES DA VEIGA - GNDI SUL CENTRO CLINICO MERCES

ADOROOOO UM BRECHÓ!!!!!!!

Maria Cristina Carvalho Tiburcio - HPS

MUITO BOM VALE A PENA, PEÇAS LINDAS E PREÇOS OTIMOS

Brenda Oliveira - Hospital e Maternidade Guarulhos

Matéria super interessante! É importante sempre frisar que roupas não são algo descartáveis, por isso incentivo bastante a venda e compra em brechós.Vale super a pena pelo preço e qualidade das peças, além de poder ajudar nosso meio ambiente e consumismo.

JOANA PRADO - JUNDIAI

SIM MUNDO MARAVLHOSO. DESDE SEMPRE COMPREI EM BRECHO, PREÇOS E PRODUTOS OTIMOS. TENHO UMA LEMBRANÇA BOA QUANDO CRIANÇA QUERIA UM PATINS, ENTÃO FUI AO BRECHO NA LAPA COM MINHA TIA E DEI DE CARA COM UM MEU NUMERO ESTAVA LA ME ESPERANDO FOI A MINHA FELICIDADE MINHA TIA COMPROU ME DEU DE PRESENTE DE NATAL O MELHOR PRESENTE NA EPOCA QUE GANHEI. MEU PATINS DE QUATRO RODINHAS DE BOTA BRANCO SUCESSO. ENTÃO FOMOS NO DOMINGO PARA O IBIRAPUERA O TEMPO BOM . SAUDADES.

lucrecia felix - sul

também gosto de garimpar, acho importante para o meio ambiente e para o meu bolso e gosto, porque gosto de usar roupas de marca que consigo achar um preço bem mais acessível para minha família.

simone - barra funda

Amo comprar em brechó. Você procurando acha muita coisa boa.

vanessa yone marim povedano frança - serviços

Olá ! Galera indico brechó é melhor opção para estar sempre naquele estilo desejado e com precinho de desapego.

helena barbosa - jacarepagua

acho legal ja faço uso de brechó