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Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 18 jan 2022

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14 dicas para cuidar da saúde mental

Aproveitando o Janeiro Branco, elencamos algumas iniciativas simples que podem fazer toda a diferença para a sua saúde mental

"Mens sana in corpore sano" - que quer dizer "mente sã em corpo são" - é uma frase famosa em latim de Hipócrates, conhecido como o pai da Medicina. Ela representa muito bem o equilíbrio que todos nós desejamos e a melhor equação na busca incessante por mais qualidade de vida.

Para ter um corpo saudável, sabe-se que atividade física e boa alimentação são as melhores aliadas. E, quanto ao cuidado com a mente, como deve ser? Esse é justamente o tema central da campanha Janeiro Branco, que visa chamar a atenção para questões e necessidades da saúde mental e emocional - ainda mais importante diante desse contexto de pandemia.

O mês de janeiro foi escolhido porque nesse período as pessoas estão mais propensas a pensarem sobre o rumo de suas vidas, suas relações sociais e a mudar ou melhorar hábitos. Diante disso, durante todo mês são realizadas ações e iniciativas que visam debater o tema, disseminar informação e reivindicar políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental.

Como cuidar da saúde mental?

Medidas simples e algumas mudanças de hábito podem fazer toda a diferença para o equilíbrio psíquico. Veja aqui algumas dicas:

1 - Cuidar da alimentação;
2 - Praticar atividade física (mesmo que sejam caminhadas);
3 - Prezar pelo sono de qualidade;
4 - Adquirir novas habilidades (seja estudando ou fazendo um hobby);
5 - Valorizar momentos de relaxamento (como ler, contemplar uma paisagem, assistir um filme, tocar um instrumento etc);
6 - Dedicar um tempo para encontrar familiares e amigos;
7 - Reservar tempo para o lazer;
8 - Cultivar o hábito de sorrir, abraçar e demonstrar afeto;
9 - Manter contato com a natureza (por exemplo, indo a parques ou cuidando de plantas);
10 - Desenvolver a sua fé;
 11 - Equilibrar a rotina de trabalho e os momentos de lazer;
 12 - Investir em si mesmo (por meio de terapia, meditação, autocuidado etc);
 13 - Evitar reprimir sentimentos, sejam bons ou ruins;
 14 - Buscar ajuda sempre que não se sentir bem.

 

Como você cuida da sua saúde mental? Compartilha aqui nos comentários.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Fernanda - hospital nova vida itapevi

muito bom, é preciso pedir ajuda

MARISTELA SANTOS AGUIAR COSTA - CENTRO CLINICO DE DIADEMA

DEVERIA SER PASSOS A SER SEGUIDOS POR TODOS!

Ana Lucia - Bresser

Fazem 2 meses que fui diagnosticada com depressão , pensei que nunca fosse acontecer comigo, porque sempre fui sorridente, mas meu corpo começou a dar sinais, minha pressão ficou mais elevada, comecei ficar ansiosa e chorosa, já não sorria mais.Fui encaminhada ao Psiquiatra e realmente ele me deu o diagnostico, fiquei muito triste não quis aceitar, no começo não quis tomar as medicações, mas foi ficando mais difícil meus dias, até que eu tive que aceitar e comecei a tomar os remédios e fazer terapia, ainda estou chorosa, mas comecei a fazer coisas que gosto , faço dança, meditação e terapia, quero muito voltar a sorrir e esquecer essa depressão.

Fernanda Carolina Honorio de Lima Silva - HNV DE ITAPEVI

Bom eu levo em consideração para o equilíbrio da minha saúde mental, tudo que me proporciona prazer, tranquilidade, estar bem comigo mesma ,para conseguir ter um bom relacionamento com pessoas próximas .E não absorver cargas negativas.Amo estar em família, amo participar das obras da igreja, almoçar fora, curtir meu filho em parques ao ar livre .Essas pequenas atitudes me deixa muito confortável. Onde também eu consiga passar informações, para o bem estar emocional do próximo.

Angelica Aparecida de Almeida - Cemac Barra Funda

Excelente texto, devemos ter esses hábitos para uma vida bem melhor.

Edmeia Dias - Ps Salvalus

MUITA BOAS AS DICAS, SEMPRE PROCURAR AJUDA QUANDO NAO SE SENTIR BEM , OU APRESENTAR ALGUM TIPO DE SINTOMA. AJUDA ESPIRITUAL E ESSENCIAL E O BOM RELACIONAMENTO COM O OUTRO . CONTATO COM ANIMAIS TAMBÉM FAZEM A DIFERENÇA.

Alessandra - CC LAPA

Eu cultivo o hábito de sorrir, abraçar e demonstrar afeto, desenvolvo minha fé, prezo pelo sono de qualidade e cuido da minha alimentação.

Gisele Marques - Av, Paulista

A saúde mental é fundamental para o nosso dia a dia e para a vida, faço atividade física e me sinto muito bem.

cleuma gomes - HRC

SAUDE MENTAL é ESSENCIAL, BUSCO MANTER PENSAMENTOS POSITIVOS SEMPRE E ME AFASTO DE MUITA COISA QUE CONSIDERO TOXICO PRO MEU BEM ESTAR.

claudia - salavalus

Excelente

loys lene - salvalos

gostei muito de saber como cuidar mais de mim

Ana Claudia Sant'Ana - CEMAC BARRA FUNDA

Excelente artigo, temos sempre que nos preocupar em se cuidar, não somente da saúde física, como saúde mental também é essencial. Hoje pratico atividade física, fiz cursos extras curriculares, tudo isso para ter um equilíbrio na saúde mental, com auxilio de psiquiatra e psicoterapia, o que me ajuda bastante. Tudo isso após crises que tive, hoje me sinto melhor.

Edinèia - nova vida itapevi

Eu já sou praticante de bons hábitos , e esses já fazem parte da minha rotina , pra mim é essencial para ter saúde mental e física , procuro incentivar a todos também praticar e os resultados são incríveis , adorei esse conteúdo acho significante, e seguir uma rotina escrita da super certo.

Bruna Kiloá Vicente Mathias - Sede,867

Muito necessário este texto. Mas colocaria a numeração 10 em primeiro, independente de religiosidade, FÉ move a vida.Parabéns pelo texto.Obs.: Eu gosto de cozinhar e comer para relaxar, minha terapia.