Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 05 abr 2022

..

GNDI desenvolve projetos sociais e ambientais

Conheça as iniciativas da área de ESG focadas em sustentabilidade e em práticas que incentivam ações socioambientais positivas

Entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, a busca pelo significado de ESG cresceu 150% no Brasil - e ficamos entre os 25 países do mundo que mais pesquisaram sobre essa temática. O termo ESG vem do inglês Environmental (ambiente), Social (social) e Governance (governança), ou seja, essa área é encarregada das iniciativas socioambientais, de reputação e de credibilidade nas empresas.

No GNDI, a área de ESG é responsável pelos pilares ambiental e social. No pilar ambiental, são desenvolvidos e implementados projetos estratégicos, em parceria com outras áreas da empresa, visando a redução de impacto no meio ambiente. "Estamos trabalhando com projetos relacionados à energia renovável e aos gases medicinais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa advindas das operações do GNDI. Sempre buscamos novas tecnologias e as melhores práticas do mercado para destinação dos resíduos, por exemplo, com a implementação do projeto de compostagem", esclarece Ana Claudia Durigon, coordenadora corporativa de sustentabilidade do GNDI e que atua na vice-presidência de ESG, Riscos e Compliance.

Quanto ao pilar social, no ano passado, a área de ESG do GNDI desenvolveu o projeto de doação de cabelos para a confecção de perucas para mulheres em tratamento de câncer atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação teve grande adesão das nossas colaboradoras e arrecadou mais de 15 quilos de cabelos. Outra iniciativa é a doação de adubo oriundo de resíduos orgânicos dos refeitórios dos hospitais GNDI localizados em São Paulo para a ONG Cidades Sem Fome. "No pilar social, temos a expectativa de ampliar o impacto positivo na sociedade através de nossos projetos", diz Ana Claudia Durigon.

Além disso, a área de ESG tem um trabalho crescente no reporte das informações do GNDI para diversos índices e agências de rating utilizados pelos investidores como fonte de conhecimento e análise sobre as atividades que a companhia desenvolve nesta área.

O segredo do sucesso não está apenas nas iniciativas bem planejadas, mas também no engajamento e no apoio de quem trabalha na empresa. "Nossos colaboradores são fundamentais para o desenvolvimento de todas as ações dos pilares ambiental e social. O engajamento ocorre quando o colaborador se vê não apenas como um funcionário do GNDI, mas como um cidadão responsável e que tem atitudes que visam um planeta cada vez mais sustentável", reforça Ana Claudia Durigon.

A prática conjunta de empresa-colaboradores fortalece a sustentabilidade, por isso, ao final de todos os comunicados do ESG, sempre há ênfase na frase "Um mundo mais sustentável e cidadão depende de todos nós". O GNDI vem fazendo sua parte, dando exemplo, incentivando e fomentando ações positivas dos nossos colaboradores, dentro e fora da companhia.

Para conhecer mais sobre a área de ESG, os projetos e as ações socioambientais, basta acessar a UNIGNDI, onde há diversos vídeos e treinamentos.

 

Você acompanha e participa das ações da área de ESG? Compartilha a sua experiência aqui nos comentários.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Maria Garcia de Jesus - Pinheirinho

Eu sou hiper mega comprometida com a questão meio ambiente, inclusive no meu local de trabalho utilizo minha caneca, e tenho meu kit talheres exatamente para esse evitar os descartáveis, tento de alguma forma passar essa prática para os demais colegas, embora sinto uma residência muito grande das demais pessoas aderirem a mesma prática, mas eu não desisto. Sempre tento passar para as demais pessoas que não é só para a empresa e sim para o mundo , para nós mesmo dentro e fora da empresa !Aproveito o espaço para fazer uma pedido : Gostaria que a empresa elaborasse algo , exemplo canecas com os três Rs : Reutilizar, Reduzir ,Reciclar e distribuisse para cada colaborador , e abolir de vez os copos descartáveis nas copas !

JANAINA - SALVALUS

PRECISAMOS NOS CONCENTIZAR QUE O PLANETA PRECISA DE NÓS,QUE TODOS JUNTOS FAZEMOS SIM A DIFERENÇA.EM CASA JUNTAMENTOS COM NOSSOS FAMILIARES SEPARANDO OS LIXOS JÁ É UM ÓTIMO INCENTIVO,É SIMPLES APENAS SEPARAR RESTOS ALIMENTARES E RECICLAVEIS.UMA LIXEIRA PEQUENA PARA CADA,ISSO É HÁBITO,APENAS INICIE.BORA LÁ FAZER A DIFERENÇA.