Pular para o conteúdo

Blog do Colaborador

De: Comunicação GNDI - 26 abr 2022

..

Como entreter os pets que ficam sozinhos em casa

Com a retomada ao trabalho presencial, os bichinhos precisam de atividades para não se sentirem tão solitários. Veja algumas dicas

A pandemia da Covid-19 impactou a vida de todos. E teve um setor que passou por uma trasformação: o mercado de pets, em especial o de adoção. Basta observar nas redes sociais a quantidade de pessoas conhecidas que postaram fotos com os novos mascotes.

E essa percepção é comprovada pelos números: ONGs e entidades protetoras dos animais afirmam que a procura por adoção de cães e gatos aumentou 50% no primeiro ano de pandemia. E como os tutores adoram mimar os bichinhos, a consequência foi um crescimento de 13,5%, do setor de cuidados com pets, de acordo com o Instituto Brasil Pets.

Durante a pandemia, diversas empresas implementaram o sistema home office, então os pets se acostumaram a ter sempre alguém por perto o dia todo. Agora, o cenário mudou e muitas pessoas estão retomando o trabalho presencial, por isso é preciso ficar atento ao comportamento dos animaizinhos, se não estão se sentindo muito solitários ou até deprimidos.

Alguns sintomas de depressão em animais domésticos são: dormir muito mais que o habitual, fazer xixi e coco fora do lugar, isolar-se, irrita-se com o toque, apatia, falta de apetite, diarreias, vômitos, autoflagelo (ele mesmo se machuca, lambendo ou mordendo as patas principalmente), aparecimento de dermatites, latidos/miados exagerados e começar a destruir objetos e a escavar. 

 

Algumas iniciativas entretêm e evitam que o pet sofra quando ficar sozinho por longos períodos:

- Quando você estiver em casa, dedique tempo a ele para passear, brincar, estimular suas atividades e dar muito carinho;

- Antes de sair para trabalhar, faça um longo passeio com ele;

- Deixe água e comida à disposição;

- Mantenha alguns brinquedos pela casa;

- Brinquedos inteligentes e que "escondem" petiscos mantêm o bichinho entretido por bastante tempo;

- Deixar petisco para ele associar o fato de estar sozinho a algo bom;

- Se o pet gosta de destruir coisas, deixe caixas de papelão para ele rasgar;

- Apostar em webcam interativa, que possibilita falar com o animalzinho à distância;

- Levá-lo na creche para animais;

- Estudar a possibilidade de ter mais um pet para fazer companhia;

- Pedir para alguém de confiança visitá-lo.

 

Conta aqui nos comentários o que você faz para entreter o seu pet.

Você também pode participar. Deixe seu comentário:

 

Pamella - sao bento

Gostei das dicas pois tenho um cachorrinho e ele fica sozinho ate que eu e meus esposo chegar em casa, porem quando estamos de folga ou um tempo livre passeamos bastante com ele e todos os dias não falta amor para ele e tenho um amigo de confiança que leva ele duas vezes ao dia para fazer suas necessidades então ele acaba saindo para rua não fica totalmente sozinho, e gostei da dica da caixa de papelão e dos petiscos ótima ideia para manter ele interdito.

Maria Garcia de Jesus - Pinheirinho

Olá!Tenho 04 pets, cada um com sua personalidade , mas eles gostam de brincar com garrafas pet, caixas de papelão, e gostam muito de brincar com meias .Todos os meus cachorrinhos foram adotados , antes eles não tinham o que comer , o que beber , onde dormir confortavelmente e um lar . Hoje eles têm tudo isso , e muito amor !Amo meus pets !

Marcia Assumpção - CC Mogi das Cruzes

Minha pet Yumi (canina) é muito sossegada, mas bem assustada. Resgatei na rua de casa, muito assustada, machucada e com miíase. Após cuidarmos, descobrimos que era um Kinder Ovo. A surpresa apareceu depois de 1 mês, com 6 filhotinhos. Perdeu todos, devido as medicações. Tem um sofá só dela no meu quarto e antes de eu sair trabalhar, dá uma voltinha pelo estacionamento de casa e depois vai pra casinha aguardar o petisco da despedida. Beijo, abraço e digo, " até mais tarde bebê", mamãe te ama! Tenho tbm, mais 3 pets, afilhados na rua, que antes de sair, dou um cafuné e um pouco de ração. Só acordar um pouco mais cedo , pra dedicar um tempinho pra eles .

Mayra Oliveira - Hospital e Maternidade Guarulhos

Deixo a tv ligada para meu bebê de 4 patas, vários brinquedos pela casa, caixas de papelão e petiscos. Faço muito carinho antes de sair de casa, encho de beijos e falo que a mamãe logo volta.

Rosangela Ap S Santos - HMNRS

Como tenho 14 gatinhos , sempre deixo comida, agua, caixa de papelão, brinquedos. Como estou no horário noturno facilitou muito, mais tempos com os meus filhos felinos

WILLIAN - SANTOS

TODA VEZ QUE SAIO DE CASA DEIXO A TV LIGADA, ASSIM ELE NÃO SE SENTE SOZINHO... ESSA TECNICA FOI MILAGROSA PARA DIMINUIR O ESTRESSE DO WILBOR ENQUANTO ESTOU TRABALHANDO

Marcelo Gomes Franco Junior - CC SUZANO

Brinquedos espalhados pela casa, TV LIGADA e WebCam Interativa são uma das formas que uso para deixar meu PET entretido, quando chego do serviço passeio e brinco bastante.