
Dicas para começar a meditar
Essa prática traz muitos benefícios à saúde física e mental. Veja como é simples inseri-la na sua rotina.
Praticar meditação é uma das formas de cuidar da saúde mental, desacelerar da rotina e focar em si mesmo. Essa é uma técnica ancestral de origem oriental que desenvolve a concentração, a tranquilidade e o foco no presente.
Cada vez mais, a meditação vem ganhando adeptos na cultura ocidental. Durante a pandemia, esse foi um recurso importante adotado por muitas pessoas para amenizar a ansiedade, o medo e manter uma estabilidade interna.
Dentre seus benefícios estão melhor qualidade do sono, maior rendimento nas tarefas diárias pessoais e profissionais, maior equilíbrio emocional, redução da pressão arterial e melhora do bem-estar como um todo. As vantagens são tantas que, em 2017, foi instituído o Dia Mundial da Meditação, celebrado em 21 de maio.
Há quem precise de um pouco mais de disciplina, acompanhamento e orientações até que a meditação se torne um hábito. Neste caso, a tecnologia é uma ótima aliada, pois há diversos aplicativos que ensinam a praticar em casa e dão várias dicas, como Insight Timer, Lojong, Breathe2Relax, Headspace, Medite.se, Calm, entre outros.
Se você já pensou em inserir esse hábito na sua rotina, saiba que a metodologia é simples. A seguir, veja algumas dicas para começar a meditar:
1 - Prepare-se: livre-se de distrações, como celular, televisão e barulho. Use uma roupa confortável e, se preferir, coloque uma música suave em volume baixo e diminua a luminosidade do ambiente;
2 - Reserve um momento específico para meditar, para que essa prática se torne um hábito;
3 - Use um cronometro para se nortear em relação ao tempo. Geralmente, a meditação leva de 5 a 30 minutos ¿ o tempo varia conforme o perfil de cada pessoa;
4 - Encontre uma posição confortável. Não precisa ser, especificamente, a posição de lótus ou índio, que são as mais tradicionais dessa prática. Pode ser até deitado, caso a intenção seja relaxar para conseguir dormir;
5 - Foque na respiração: inspire profundamente e expire como se estivesse suspirando, sempre mantendo a concentração em sensações de tranquilidade;
6 - Mantenha a concentração apenas no seu corpo, mantendo o foco no relaxamento de cada parte, desde a cabeça até os pés.
Fontes:
Vittude Blog
Blog Just For You
Você gosta de meditar? Conte a sua experiência aqui.

Gildete de Brito Teixeira - Hospital Salvalus rampa cirurgica
muito boa a dica para meditar,vou colocar em pratica
julia da silva ribeiro - jundiai
conteúdo top meditar é vida
Karina Montorsi Ferreira - Laboratório hospital intermedica Guarulhos
Adorei as dicas, vou começar a praticar. Uma excelente forma de acalmar a mente e viver uma vida mais equilibrada. Cada dia mais amando fazer parte.
Rosenea neris - Clinica São lucas
Adorei a dica, vou colocar em pratica.
Edinéia - nova Vida itapevi
Eu amo a meditação, essa prática já me ajudou muitas vezes em crise de ansiedade e medo, síndrome do pânico inclusive nessa pandemia.
CLEA MARCIA DE ARAUJO - SEDE MINAS GERAIS
Uma excelente técnica de relaxamento é fazendo uma viagem insólita por dentro das vias circulatórias começando pelos pés sentindo como se estivesse dentro da corrente sanguínea.Subindo vagarosamente e conhecendo o caminho até a cabeça.Utilizo e recomendo.